23 janeiro 2009

O EFEITO ESTUFA VISTO DO ESPAÇO - JAPÃO LANÇA FOGUETE

Japão lança satélite que estudará gases do efeito estufa

Tóquio, 23 jan (EFE).- Um foguete japonês foi lançado hoje do centro espacial de Tanegashima, no sul do país, com o satélite "Ibuki", o primeiro desse tipo a estudar do espaço os gases causadores do efeito estufa, informou a agência de notícias "Kyodo".

O foguete "H-2A", fabricado pela Mitsubishi Heavy Industries, foi lançado no início da madrugada (Brasília) com o "Ibuki" e outros sete pequenos satélites a bordo.

Segundo a Jaxa (agência espacial japonesa) o "Ibuki" se encarregará durante cinco anos de estudar a concentração na atmosfera da terra dos gases causadores do efeito estufa.

O satélite, segundo a Jaxa e a Mitsubishi, poderá desempenhar um papel importante na luta contra o aquecimento global, pois será o primeiro desse tipo a estudar esses gases dessa forma.

O "Ibuki", que teve seu lançamento adiado há dois dias devido ao mau tempo, orbitará a Terra a uma altura de 666 quilômetros, de onde obterá dados a cada três dias sobre as concentrações de dióxido de carbono e metano em 56 mil pontos da terra ao longo de cinco anos.

Fonte: www.notícias.uol.com.br

Um comentário:

  1. Amiga Helena
    Acabei por encontrar o seu endereço.
    Muito obrigado pela sua visita.
    Infelizmente parece que muita pouca gente se preocupa com a problemática do efeito de estufa.
    É necessário persistir, amiga.
    Vou passar mais assiduamente.
    Beijinhos
    António

    ResponderExcluir