21 fevereiro 2010

O MAPEAMENTO DAS CALOTAS POLARES


15/02/2010 - 13h43
Agência Espacial Europeia lançará satélite para mapear as calotas polares

O novo satélite CryoSat, que deve ser lançado no fim do mês

A Agência Espacial Europeia (ESA) está prestes a lançar um dos mais sofisticado satélite para investigar a espessura das geleiras da Terra. A missão está prevista para ter início no próximo dia 25.

O satélite, chamado de CryoSat, será colocado em órbita por um foguete russo Dnepr e ficará a 700 quilômetros da Terra. O lançamento será feito de Baikonur, no Cazaquistão.

Com aproximadamente 700 quilos, o satélite carrega um radar altímetro de micro-ondas que consegue registrar mudanças não só na área, mas também na espessura da calota polar e das camadas de gelo flutuantes.

Embora as regiões polares venham sendo mapeadas há anos por satélites como o também europeu Envisat, o novo equipamento será determinante para analisar com mais precisão o impacto das alterações climáticas no gelo terrestre.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2010/02/15/agencia-espacial-europeia-lancara-satelite-para-mapear-as-capotas-polares.jhtm

Um comentário:

  1. TUDO O QUE PODER-MOS FAZER, PARA AJUDAR A SALVAR O PLANETA É BEM VINDO... E BEM APRVEITADO, É UMA ENORME FONTE DE RENDIMENTO!

    ResponderExcluir