06 março 2012

AINDA TEMOS CHANCE DE SALVAR MUITA COISA...PRECISAMOS MUDAR NOSSAS ATITUDES DE DESTRUIÇÃO.

01/03/2012 - 07h00


 
"Zoológico de células-tronco" pode salvar espécies de extinção, diz cientista

 
Do UOL

 
Em São Paulo

 
A imagem mostra células de rinoceronte branco criadas a partir de células-tronco

 
Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, produzida pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, em inglês), 61.900 espécies correm risco de extinção. Mas o trabalho de uma cientista israelense, orientada por americanos, pode mudar essa realidade com o uso de células-tronco.

A pesquisa de Inbal Friedrich Ben-Nun foi feita sob orientação de Jeanne Loring, professor do Instituto de Pesquisas Scripps, na Califórnia, e Oliver Ryder, coordenador de pesquisas genéticas do Zoológico de San Diego. Ele é responsável pelo Frozen Zoo, um banco criogênico de células de mais de 800 tipos de animais.

 
A partir de amostras da pele desses animais, Ben-Nun conseguiu cultivar células-tronco pluripotentes, ou seja, capazes de se diferenciar em diferentes tipos de células. A ideia é que, a partir delas, seja possível recriar óvulos e espermatozoides de animais em extinção e gerar filhotes.

Ao cultivar células-tronco do rinoceronte branco, espécie em extinção (há apenas sete animais espalhados pelo mundo), os cientistas mostraram que é possível desenvolver células de animais mais desenvolvidos. Até então, os cientistas só tinham conseguido cultivar células-tronco de ratos.


O estudo também foi realizado com células do primata drill e, de acordo com Ben-Nun, esse é o início de um zoológico de células-tronco. O estudo chegou a ser publicado na Nature Methods no ano passado.


As células do primata drill, também ameaçado de extinção, também participaram do estudo


O próximo passo é conseguir recursos financeiros para seguir com as pesquisas, criar espermatozoides e óvulos a partir dessas células-tronco e testar a fertilização in vitro.

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2012/03/01/celulas-tronco-podem-contribuir-para-preservar-vida-de-animais-em-extincao.jhtm







Nenhum comentário:

Postar um comentário