22 janeiro 2014

OS PRODUTOS NATURAIS QUE NOS AUXILIAM A COMBATER O ESTRESSE

quarta-feira , 8 de maio de 2013
 
Alimentos que ajudam a combater o estresse e a ansiedade
 
Fonte: EveryStockPhoto
 
 
Fonte: EveryStockPhoto
 
 
Trânsito, problemas familiares ou no trabalho, contas pra pagar, dezenas de responsabilidades, provas e trabalhos acadêmicos… São vários os motivos que nos levam ao estresse diário, causando uma enorme irritabilidade e ansiedade nos indivíduos. Fatores externos, de maior ou menor proporção, acabam se juntando e tornando a vida um verdadeiro caos, onde a preocupação e a tensão tomam conta de nós. E, se não soubermos nos controlar e reverter a situação, corremos o risco de afetar seriamente a nossa saúde. Isso porque o estresse é um dos principais causadores de infartos, hipertensão e outros problemas de saúde.
Pesquisas recentes feitas pela medicina comprovaram que alguns alimentos ajudam a controlar – e até mesmo combater – o estresse e a ansiedade sofridos pelo nosso organismo. Apostar nesses alimentos pode ser a forma mais simples e prática de diminuir os sintomas desse mal. Alguns alimentos contêm substâncias revigorantes, que combatem o estresse e ajudam a relaxar. É claro que eles não vão resolver todos os problemas da sua vida, mas certamente te ajudarão a enfrentá-los de uma forma mais tranquila e saudável.
Veja s seguir alguns desses alimentos antiestresse:

Alface: a lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.
Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.
Castanha-do-pará ou amêndoas: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. São ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio (350mg) recomendada.
Maçã: A fruta é rica em actidina (uma enzima que melhora a circulação do sangue), potássio, vitamina A, B1, B2, e fósforo, que combate o estress e a fadiga.
Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.
Grãos integrais: Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, a ingestão de vitamina B, contida principalmente em grãos integrais, pode diminuir o estresse mental causado pelo excesso de trabalho ou estudo.
Frutas cítricas: Morango, laranja, kiwi, goiaba, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade, diminui o risco de gripes e resfriados que afetam a energia. A carência de vitamina C também prejudica a absorção de ferro, contribuindo para a anemia e falta de disposição. Além disso, estudos comprovaram que essa vitamina diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a “notícia” de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.
Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.
Macarrão, arroz e pão integral: São fontes de carboidratos complexos, que viram energia para a realização de atividades.
Café e chá verde: Ricos em cafeína, são estimulantes do sistema nervoso. Beba pelo menos 2 xícaras (50 ml) café e 2 xícaras de chá verde por dia, isso lhe dará mais disposição. Além disso, o chá verde é extremamente saudável e ajuda no emagrecimento, pois é desintoxicante.
Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
Chá de camomila: Trata-se de uma erva aromática digestiva, e um tranqüilizante natural que ajuda no tratamento da tensão nervosa, reumatismo, problemas circulatórios, stress, ansiedade, insônias e dores de cabeça etc. Seu efeito calmante é tão poderoso que pode ser utilizado também diretamente no corpo, através do banho das folhas/flores. A erva-cidreira também é um excelente calmante natural que pode ser usado no dia a dia sem restrições.
Aipo: Reduz a liberação de hormônios do estresse que promovem o estreitamento dos vasos. Contém nutrientes que acalmam (niacinamida). Usar 2 a 4 talos ao dia especialmente antes de dormir para ajudar no sono.
Repolho: Rico em vitaminas antioxidantes (A, C , E, betacaroteno e Selenio) que combatem os radicais livres produzidos pelo estresse e ajudam na fabricação da serotonina, melhorando o humor.
Semente de girassol, gergelim e abóbora: Ricas em zinco e proteínas que estimulam o metabolismo de cardoidratos, gerando mais energia.
Escolha, entre estes, seus alimentos preferidos, inclua-os na sua alimentação diária e veja como eles podem fazer toda diferença no combate ao estresse.
E não se esqueça: procure viver de forma leve, resolvendo sempre os problemas da melhor forma. A vida é cheia de contratempos e saber lidar com eles de forma tranquila é fundamental. Sua saúde agradece!
FONTE: http://www.telelistas.net/blog/alimentos-que-ajudam-a-combater-o-estresse-e-a-ansiedade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário