12 janeiro 2014

OS TERREMOTOS E A NOSSA RESPONSABILIDADE PELAS SUAS OCORRÊNCIAS

Hoje vi uma matéria no Canal Discovery sobre os terremotos na China. Engenheiros chineses estudam as causas das ocorrências;

Um ponto que chamou-me a atenção e reputo de grandes possibilidades, é que há uma grande probabilidade dos terremotos, pelo menos em escala razoável deles, ter como ponto de origem ou fator desencadeante a ação do homem na execução de barragens (represas).

No intuito de se conseguir energia hidráulica, o homem constrói represas e mais represas pelo planeta afora. Na China a realidade é bem presente, pois a necessidade de se produzir energia é enorme. A China precisa se desenvolver para produzir alimentos para sua população gigantesca de mais de 1 bi e 300 milhões de habitantes.

Haja energia para suportar e desenvolver o gigantesco país chinês.

Ilustramos o presente comentário, com observações realizadas sobre o mesmo tema:

"O pesquisador Leonardo Seeber, do Observatório Terrestre         Lamont-Doherty, em Nova York, divulgou um estudo que mostra como    as ações humanas podem influenciar a ocorrência de terremotos. Segundo ele,  não são somente as forças naturais que causam estes desastres.

As análises de Seeber mostram que os impactos da   engenharia na natureza são comuns e têm ocorrido com mais frequência há pouco mais de       meio século. Um dos exemplos usados para comprovar a teoria foi o terremoto de 1967, ocasionado em consequência da construção de da represa Koyna, na Índia.

Apesar de ter um argumento bem formado, o especialista admite que é difícil diferenciar os terremotos ocasionados por causar naturais ou por ações humanas. A falta de apoio das
empresas durante as investigações torna o processo ainda mais árduo.

“Os representantes das empresas responsáveis geralmente se recusam a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essa influência”, declarou ele ao New York Times.

Seeber explica que a mudança na pressão consequente da construção     de represas ou exploração de petróleo podem facilmente ocasionar a ruptura de uma falha geológica. Essas são as duas principais atividades humanas que podem resultar em terremotos ou desastres maiores. Em contrapartida, o processo de obtenção de gás natural não está na lista de causadores de terremotos de Seeber. Com informações do New York Times.

fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3556/pesquisa_mostra_interferencia_humana_na_ocorrencia_de_terremotos/
 
 
 
 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário