10 maio 2008

COMO O AQUECIMENTO DOS PÓLOS AFETA O CLIMA E ELEVA O NÍVEL DOS OCEANOS

Foto: Fenda drena lago formado pelo derretimento superficial do manto de gelo da Groenlândia. (http://www.sarinho.adv.br/materias.php?cd_secao=72&codant)

O gelo da Antártica e do Ártico é uma peça-chave na manutenção do equilíbrio do clima no planeta.

O efeito antiestufa do Albedo:
- O branco do gelo e da neve reflete para o espaço 90% da radiação solar que recebe. Chamado albedo, esse processo ajuda a manter a temperatura média do planeta em 14,6 graus.
- O gelo marinho é uma barreira adicional impedindo que os raios solares sejam absorvidos pelos oceanos polares.
SINAL DE ALERTA: A redução da área coberta por neve e gelo aumenta a absorção do calor dos raios solares na terra e no mar, o que eleva a temperatura global. Por esse motivo o aquecimento da atmosfera é maior no Ártico.

A CIRCULAÇÃO DA ÁGUA NOS OCEANOS REDISTRIBUI A ENERGIA TÉRMICA:
- A água aquecida nos trópicos corre pela superfície do oceano em direção aos pólos;
- Nos pólos, devido à queda de temperatura, a água torna-se mais densa e desce para as profundezas oceânicas;
- A corrente fria retorna aos trópicos pelo fundo do oceano, recomeçando o ciclo esquenta-esfria.
SINAL DE ALERTA: O degelo nos pólos aumenta o volume de água doce despejado no mar, reduzindo a sua salinidade. Isso pode enfraquecer as correntes marítimas. É um perigo. Sem o calor da Corrente do Golfo, o norte da Europa Ocidental teria invernos tão rigorosos quanto os do Canadá, localizado na mesma latitude.

A elevação do nível do mar era de 2mm anuais. Aumentou para 3 mm por ano na última década e deve dobrar nos próximos 100 anos. Os cientistas traçam 3 cenários possíveis, dependendo do nível de elevação da água: - Cenário 1 - O mar sobe 59 cm - Relatório da ONU prevê tal elevação até o fim do século. Leva em conta o derretimento do gelo das montanhas e de parte dos pólos e um aumento de 4 graus na temperatura. Os oceanos avançariam mais de 50 m nas planícies costeiras, obrigando 100 milhões de pessoas a abandonar suas casas;
- Cenário 2 - O mar sobe 12 metros - Seria preciso o derretimento de todo o gelo da Groelândia e da Antártica Ocidental, o que não deve ocorrer neste século. Uma elevação de 12 m inundaria boa parte do Rio de Janeiro e transformaria o Morro da Urca numa ilha e,
- Cenário 3 - O mar sobe 70 m - Seria preciso que toda a Groelândia e a Antártica derretessem, o que é improvável nos próximos séculos. Todas as cidades costeiras do Brasil, seriam varridas do mapa. Se o Atlântico uma piscina, sem as diferenças de relevo das áreas costeiras, a Estátua da Liberdade, em a York, ficaria com água até o peito.
VENTOS, CHUVAS E FURACÕES:
- O que move os ventos é a diferença de temperatura. O ar quente dos trópicos migra para os pólos;
- Nos pólos, as massas de ar são resfriadase voltam para as regiões quentes e,
- O encontro entre massas de ar quentes e frias, provoca chuvas, tempestades e faz cair a temperatura.
POR QUE OS PÓLOS SÃO TÃO FRIOS?
Devido à inclinação do planeta em relação ao sol, os raios solares chegam com menos energia aos pólos. O frio também é maior porque 90% dessa energia solar é refletida pelo gelo e pela neve. O restante do Planeta reflete, em média, apenas 15% da energia solar.
Fonte: Revista Veja - Edição 2003 - ano 40 - nº 14 -11/04/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário