05 maio 2008

OPÇÕES ECOLÓGICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL







Tenho falado muito pouco, ou quase nada, sobre o efeito da construção civil no meio ambiente.

Piso feito de bambu é a nova moda ecologicamente correta
Mais resistente que o conhecido carpete de madeira, o piso não agride a natureza pois o bambu cresce muito mais rápido do que uma árvore
Por Raquel Moraes

A nova tendência em decoração agora é essa: pisos feitos de bambu. Isso mesmo! Esse assoalho está fazendo sucesso não somente por sua beleza, mas, também, por sua qualidade e durabilidade. Por possuir uma estrutura fibrosa, o material é rígido e estável. Sua resistência atinge força superior aos pisos de madeira, como o ipê e a cabreúva.

Para fazer esse tipo de piso, o bambu é cortado, laminado, prensado e tratado. Só depois pode ser carbonizado – para escurecer – ou é mantido na sua cor natural. Para finalizar o processo, ele recebe uma resina protetora em UV (ultravioleta).
Mas a grande diferença está em seu potencial ecológico. O vegetal tem crescimento rápido (cerca de 4 anos), do plantio ao corte, podendo ser reflorestado rapidamente. “Em uma fase que o mundo se volta para a preservação da natureza, o uso do bambu cresce na Europa, e começa a abrir mercado no Brasil”, segundo a consultora comercial da Bamboo Look, Priscila Silva.Quem pensa em aderir à tendência, fique ligado: O preço do metro quadrado ao consumidor varia de R$ 169 á R$ 196,00, dependendo da localidade de instalação. Um pouco mais caro do que o de madeira. “Quando se trata de um produto ecologicamente correto, os seus preços variam, mas, quem está em busca de sustentabilidade e beleza, paga o preço que o mercado disponibiliza”, defende Priscila.
Fonte: http://itodas.uol.com.br/portal/casa_e_comida/morar_bem/tendencias/materia.itd.aspx?cod=3803&canal=273

Nenhum comentário:

Postar um comentário