16 junho 2008

BALÕES - UM CRIME CONTRA A NATUREZA




SE VOCÊ AMA A VIDA, NÃO SOLTE BALÕES!


TENTE EDUCAR, CONSCIENTIZAR, PESSOAS QUE PRATICAM ESTA BRINCADEIRA (PROFISSÃO) - OS PREJUDICADOS SOMOS TODOS NÓS!
10/06/2008 - Fogo de balão em parque destrói bromélias e espécies raras. Cerca de 25 bombeiros tentaram controlar chamas.
Três balões foram encontrados nos parque desde o começo do ano - Parque Estadual da Serra da Tiririca fica em Niterói, na Região Metropolitana do Rio (A queda de um balão na noite de segunda-feira (9) provocou a destruição de uma área de cinco mil metros quadrados do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Cerca de 25 bombeiros trabalharam durante toda a noite e parte da manhã desta terça-feira (10) para debelar o incêndio, que atingiu uma área de costão rochoso com vegetação rupestre numa região rica em bromélias e outras espécies raras, segundo o administrador do parque, Adriano Lopes de Mello. Segundo o Instituto estadual de Florestas (IEF), a administração do parque já recolheu pelo menos três balões apagados dentro dos limites da unidade desde o início do ano. A maioria é proveniente de São Gonçalo e chega ao parque devido às correntes aéreas da região. No ano passado, o Parque da Tiririca registrou somente um incêndio, que teve como causa a queda de balão e atingiu uma área de mil metros quadrados. A unidade conta com um Núcleo de Prevenção de Incêndios, que monitora constantemente os limites e entra em alerta máximo quando o risco de incêndios aumenta.
Risco elevado de incêndios:
Desde o final de semana o índice de risco de incêndios florestais, divulgado diariamente pelo IEF e Corpo de Bombeiros, está no nível alto nas Regiões Metropolitana, Noroeste e Sul, o que aumenta a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais. Com isso, também podem ser elevadas as punições por conta da soltura de balões. Em abril foi lançado o Plano de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais, com a participação do Corpo de Bombeiros, IEF e Ibama. Com investimentos de R$ 10 milhões para a compra de um helicóptero e equipamentos, o plano prevê várias ações, entre as quais sistemas de monitoramento das unidades de conservação e distribuição de material de conscientização para evitar práticas que aumentam o risco de incêndios florestais.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL596064-5606,00.html
Fotos: 1 -Parque Estadual da Serra da Tiririca fica em Niterói, na Região Metropolitana do Rio (Foto: Divulgação); 2 - Balões

Nenhum comentário:

Postar um comentário