27 junho 2008

O MUNDO VISTO DO ALTO - 03 - ALBÂNIA



Foto: Litoral da Albânia -(www.albaniantourism.com)



A Albânia consiste, principalmente, de terreno montanhoso ou de colinas, com a montanha mais elevada a atingir 2 753 m acima do nível do mar. A maior parte do país tem um clima continental, com invernos frios e verões quentes.
Sua capital,
Tirana, tem 520 000 habitantes, e o país tem, estimativa de 2006: 3.581.655 habitantes. - Densidade - 123 hab./km²
Dados gerais:
Localização: Região dos
Balcãs, na Europa oriental
Área:
total:
28 748 km²
terra: 27 398 km²
água: 1 350 km²
Países fronteiriços:
Sérvia e Montenegro - 287 km (114 km com a Sérvia e 173 km com o Montenegro)Grécia - 282 kmMacedónia - 151 km
Costa - 362 km
Lagos:
Lago Ohrid - É o lago principal, situado na fronteira com a Macedônia. Este lago é alimentado pelas águas do rio Drin, cujas barragens fornecem 80% da energia elétrica do país.Lago Scutari - Na fronteira com a Sérvia e Montenegro (Montenegro).Lago Prespa - Na fronteira com a Macedônia e a Grécia.
Principais rios:
rio Drin, rio Drinii Zi, rio Mat, rio Shkumbin, rio Devoli, rio Seman e rio Vijosë.
Reivindicações marítimas:
. Plataforma continental - até à profundidade de 200 m, ou até á profundidade de exploração
. águas territoriais - 12
milhas náuticas

Clima:
. Temperado suave; invernos frescos nublados e húmidos; verões quentes limpos e secos; o interior é mais frio e mais húmido
Recursos naturais:
petróleo, gás natural, carvão, crómio, cobre, madeira, níquel e força hidroeléctrica (Energia hidroelétrica).
Uso da terra:
terra arável - 21%
cultivo permanente - 5%
pastagens permanentes - 15%
florestas - 38%
outros - 21% (estimativas de
1993)
Terra irrigada: 3 400 km² (est. de
1998)
Resumo:
O país divide-se em três regiões topográficas: a planície costeira, as montanhas e as bacias interiores.
Formada por materiais sedimentares, a planície costeira tem cerca de trinta quilômetros de largura média. Durante a era mesozóica, foi ocupada pelo mar e até hoje não está totalmente drenada, como mostram seus diversos lagos e terrenos alagadiços. A linha litorânea apresenta algumas irregularidades que permitiram a criação de portos como Durrës e Vlorë.
O interior montanhoso se compõe, ao norte, dos Alpes albaneses, onde ficam as maiores montanhas do país (pico Jeserce: 2.694m); ao sul, da cordilheira de Gramnos. Esses sistemas tiveram origem no dobramento dinárico, produzido no período terciário, e são formados por materiais brandos, calcários e xistosos. As profundas gargantas escavadas pelos rios acentuam o aspecto escarpado das montanhas.
A zona central, ao sul do rio Drin, é moldada por numerosas bacias interiores compostas de um material muito brando, o flysch, espécie de marga na qual a erosão formou lagos tectônicos como o de Ohrid e o de Shkodra.
As diferenças de altitude determinam a diversidade climática da Albânia. A costa apresenta clima mediterrâneo, com invernos suaves e verões quentes, com altos níveis de precipitações (900mm), por causa da proximidade das montanhas. No interior o clima adquire características continentais, com invernos muito frios e verões secos e quentes. As zonas montanhosas setentrionais registram também altos níveis de precipitação.
A vegetação e a fauna correspondem às características do meio natural mediterrâneo e centro-europeu. Nas zonas montanhosas são abundantes os bosques de carvalhos, faias e pinheiros; nas terras baixas, estendem-se as típicas formações de arbustos (maquis) e matagais.
A Albânia é um país densamente povoado. Nos primeiros anos da década de 1990, seu reduzido território apresentava uma densidade demográfica superior a 110 habitantes por quilômetro quadrado. Entretanto, a distribuição da população, predominantemente rural, é muito irregular: as aldeias e cidades do litoral registram os maiores níveis de concentração demográfica; em contrapartida, as regiões montanhosas são pouco povoadas. As cidades, que se desenvolveram na segunda metade do século XX em conseqüência da industrialização, são muito pequenas. A capital, Tirana, é o núcleo urbano mais importante.
Perigos naturais: sismos (terremotos) destrutivos; ocorrem tsunamis ao longo da costa sudoeste
Ambiente - problemas atuais:
desflorestação, erosão dos solos, poluição das águas devido a efluentes industriais e domésticos.
Ambiente - acordos internacionais:. é parte de:
Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Resíduos Perigosos, Protecção da Camada de Ozono, Zonas Húmidas
. assinou mas não ratificou - nenhum dos acordos seleccionados.
Geografia - nota: situa-se numa localização estratégica no
estreito de Otranto (que liga o mar Adriático ao mar Jónico e ao mar Mediterrâneo).

Um comentário:

  1. Oi, Helena, minha amiga alto astral. Como vê já voltei do hospital e já fiz um post dedicado a todos. wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    não há ponto depois de www
    Não precisa ler a úlima cena, é opcional.
    Um beijo comc arinho da Rê

    ResponderExcluir