30 junho 2008

O MUNDO VISTO DO AUTO - 05 - ANDORRA








O Principado de Andorra é um pequeno país europeu , com 468 km2 de área territorial, localizado num enclave nos Pirenéus entre Espanha, ao sul, e França, ao norte. Atualmente conta com uma população estimada de 71.822 habitantes. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Atualmente, a população andorrana está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos (2007).
Condizendo com a sua localização no leste da cordilheira dos
Pirenéus, Andorra consiste predominantemente de montanhas escarpadas com uma altitude média de 1 996 m e a mais elevada, Coma Pedrosa, a atingir 2 946 m. As montanhas são separadas por três vales estreitos em forma de Y, que se combinam num único, por onde o principal curso de água, o Rio Valira ( é um rio pirinéu, afluente do Rio Segre. O Valira nasce na paróquia de Encamp em Andorra, e desemboca no Segre próximo de la Seu d'Urgell, percorrendo 44 km e cobrindo praticamente todo o território andorrano.
O Valira tem a forma da letra Y, sendo que seus braços superiores são o Valira do Norte (em
La Massana e Ordino) e o Valira Oriental (em Canillo e Soldeu). Eles se unem em Escaldes-Engordany., sai do país e entra na Espanha, no ponto mais baixo de Andorra, aos 840 m de altitude). Com uma altitude média entre 1 900 e 2 000 metros, Andorra é o segundo país mais alto da Europa, depois da Suíça.
O
clima de Andorra é semelhante ao clima temperado dos vizinhos, mas a sua altitude mais elevada significa que há, em média, mais neve no inverno e que é um pouco mais frio no verão. Três ou quatro nevadas fortes caem todos os anos. No inverno a temperatura de Escaldes fica entre -1 a -7ºC; já no verão as temperaturas podem alcançar de 21 a 27ºC.


Fotos: 1-Rio Valira; 2 -Vista do Pas De La Casa de Envalira (primeira cidade andorrana depois da fronteira andorrano-francesa). - 3 - La Vall del Madriu - Patrimoni mundial de la UNESCO, la vall glacial del Madriu–Perafita–Claror (Andorra la Vella, Encamp, Escaldes–Engordany i Sant Julià de Lòria) és un dels itineraris més inhòspits i sorprenents d’Andorra amb una extensió de 4.247 ha...



Nenhum comentário:

Postar um comentário