02 julho 2008

POR QUE ISTO? NÃO PRECISAMOS DISTO! ENERGIA NUCLEAR NÃOOOOO!!!!


Este é o nosso grito de protesto, Ministro, Energia Nuclear NÃOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Vivemos num país com inúmeras alternativas limpas, com baixíssimo índice de poluição e sem riscos para a população.


Ministro quer construção de sete usinas nucleares

Silvia Salek


Ministro diz energia nuclear deve entrar para a lista de prioridades
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, defendeu em entrevista à BBC Brasil um plano nuclear para o Brasil que prevê a construção de até sete usinas nucleares.
Rezende afirmou que quer ver o projeto, que incluiria duas instalações no Nordeste, aprovado “em todas as instâncias até o fim do primeiro semestre deste ano”.
“O Plano Nacional de Energia Nuclear propõe sete usinas nucleares (…) Esse plano começa com a decisão de retomar a construção de Angra 3 e fazer então um escalonamento para que, em média, a cada dois, três anos seja implantada uma nova usina. Então, é um plano para dez, 15 anos.”
O ministro afirma que, com isso, pretende ampliar a participação da energia nuclear na matriz energética. Segundo ele, a participação no Brasil é hoje da ordem de 1% a 2%.
“O ideal é que ela fosse mais próxima de 5%.”
“Não defendo que ela (a energia nuclear) seja prioridade número um”, disse o ministro. “Estou defendendo que ela tenha alguma prioridade (…) a energia nuclear tem que ser considerada e colocada na matriz energética brasileira. Ela não pode mais ser encarada como patinho feio."
Polêmica
Nos planos do ministro, está a construção de duas usinas nucleares às margens do Rio São Francisco, cujas águas passam por hidrelétricas que abastecem a região Nordeste de energia.
"Não dá para fazer nenhuma outra hidrelétrica no São Francisco, mas a região vai continuar crescendo, precisando de energia. As águas do rio podem ser usadas para refrigerar um sistema de usinas nucleares de menor porte. É um plano perfeitamente viável", disse o ministro.
Para começar a valer, explicou o ministro, a proposta nuclear precisa passar pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do qual participam vários ministérios, pelo Presidente da República e pelo Congresso.
Apesar de se dizer confiante, o ministro admite que não faltará polêmica às discussões sobre o tema.
"Polêmica não vai faltar. Mas isso era um tabu até um tempo atrás e, cada vez mais, há uma percepção de que a energia nuclear é uma fonte viável de energia", disse.
Sobre os custos, Rezende disse que o "renascimento" no mundo da área nuclear, com a construção de novas usinas, vai baratear o custo da tecnologia.
Além disso, acidentes do passado, tornaram mais eficiente a segurança em torno das usinas, segundo ele.
Na comparação com a energia hidrelétrica, o ministro afirmou que ela continuará sendo a principal fonte no país. Destacou, porém, o que ele chamou de "desvantagens" em relação à energia nuclear.
"A energia hidrelétrica está ficando cada vez mais cara. Outra desvantagem é que a fonte, geralmente, está distante dos centros consumidores. Já as usinas nucleares podem ser construídas perto dos grandes centros", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário