17 julho 2008

CAMINHANDO COM E PELA NATUREZA - TRILHA

Estas dicas maravilhosas e importantíssimas, foram copiadas do blog do meu amigo Iberê Thenório, do blog linkado ao lado: "Atitudeverde"...é muito interessante...façam uma visitinha.

Trilha ecológica
Iberê Thenório

Não há nada melhor do que andar no meio do mato, sob a sombra das árvores e o assobio dos pássaros, matando a sede num córrego e se refrescando em uma cachoeira, não é mesmo?
Mas fazer trilha, apesar de ter toda essa aura de esporte ecologicamente correto, também traz seus danos se não tomarmos alguns cuidados.
Depois de muito Google e dezenas de quilômetros percorridos no restinho que nos sobrou de mata preservada, selecionei algumas dicas valiosas para quem quer curtir a natureza sem destruí-la:
1. Antes de sair de casa, coloque na mochila um saco de lixo. De preferência dois ou mais. Descubra mais embaixo o porquê.
2. Ande em grupos pequenos. Faz menos barulho e evita que as pessoas se dispersem na mata.
3. Não invente caminhos novos. Abrir atalhos estraga plantas, causa erosão e destrói a casa de animais. Manter-se na trilha, além de ser mais seguro, evita que a floresta seja tomada por rastros humanos.
4. Evite o uso de sabonetes. Cachoeira não é banheira. O sabão quebra a tensão superficial da água e atrapalha a vida dos animais.
5. Cobras, ratos e aranhas estão no doce conforto dos seus lares. O invasor é você. Portanto, deixe-os em paz.
6. Na hora de fazer cocô, guarde o papel higiênico usado dentro do segundo saquinho de lixo que você irá levar. E não se esqueça de imitar o seu gato e cobrir com terra os seus restos.
7. A terceira sacolinha servirá para levar embora o lixo que pessoas menos conscientes que você largaram no meio do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário