16 agosto 2008

IMPACTOS AMBIENTAIS - UM PROBLEMA MUITO SÉRIO - A EROSÃO - POST 3



c) Erosão
Outro impacto sério causado pela agricultura é a erosão do solo, principalmente na zona tropical do planeta. O revolvimento do solo antes do cultivo desagrega-o, facilitando o carreamento dos minerais pela água das chuvas. A perda de milhares de toneladas de solo agricultável todos os anos, em conseqüência da erosão, é um dos mais graves problemas enfrentados pela economia agrícola. O processo de formação de novos solos, como resultado do intemperismo das rochas, é extremamente lento, daí a gravidade do problema. Toda atividade agrícola favorece o processo erosivo, mas algumas culturas facilitam-no mais que outras.
O combate à erosão
Com o objetivo de anular, ou pelo menos minimizar, os problemas causados pela erosão em áreas agrícolas, foram desenvolvidas técnicas:



- Terraceamento: consiste em fazer cortes formando degraus - os terraços - nas encostas das montanhas, o que, além de possibilitar a expansão das áreas agrícolas em países montanhosos e populosos, dificulta, ao quebrar a velocidade de escoamento da água, o processo erosivo. Essa técnica é muito comum em países asiáticos, como a China, o Japão, a Tailândia; o Nepal, etc.

- Curvas de nível: esta técnica consiste em arar o solo e depois fazer a semeadura seguindo as cotas altimétricas do terreno, o que por si só já reduz a velocidade de escoamento superficial da água da chuva. Para reduzi-la ainda mais, é comum a construção de obstáculos no terreno, espécies de canaletas, com terra retirada dos próprios sulcos resultantes da aração. Com esse método simples, a perda de solo agricultável é sensivelmente reduzida. O cultivo seguindo as curvas de nível é feito em terrenos com baixo declive, propício a mecanização. É comum em países desenvolvidos, onde a agricultura é bastante mecanizada: Grandes Planícies, nos EUA e no Canadá; planície Champagne, na França; Grande Bacia Australiana, etc.
- Associação de culturas: em cultivos que deixam boa parte do solo exposto à erosão (algodão, café, etc.), é comum plantar, entre uma fileira e outra, espécies leguminosas (feijão, por exemplo), que recobrem bem o terreno. Essa técnica, além de evitar a erosão, garante o equilíbrio orgânico do solo.

Fotos: 1 - Onion field where forest was just a few years ago soil is quickly washed away from steep slopes by frequent heavy rains, Barro Colorado Island, Panama; 2 - USA, Utah, Zion National Park, eroding limestone wall and small pine - Fotógrafo: William Smithey Jr -

Meus queridos leitores, neste quesito erosão, penso e sou testemunha de que o Plantio Direto, é, sem sombra de dúvidas o processo mais eficiente de cultivo agrícola, uma vez que incorporando os restos da cultura anterior ao solo, estamos, além de enriquecendo o solo, protegendo o mesmo da lavagem de sua superfície no período pós-colheita...protegendo-o também contra o aquecimento/ressecamento, principalmente na sua camada superficial, conservando e aumentando a sua fertilidade...favorecendo também a manutenção e proteção dos microorganismos que mantêm a vida do solo - O PLANTIO DIRETO É UM TIPO DE CULTIVO QE DEVERIA SER UTILIZADO SEMPRE, EM QUALQUER PARTE DO PLANETA E PARA QUAISQUER TIPOS DE CULTIVARES.

Um comentário: