16 novembro 2008

INFELIZMENTE, O FOGO NOVAMENTE DEVASTA A CALFÒRNIA


Os ventos fortes que passam pela Califórnia causaram novos incêndios neste domingo no sul do Estado, atingindo regiões próximas de Los Angeles e os condados de Orange e Riverside. Junto com o Condado de Santa Barbara, onde o fogo se alastra desde quinta-feira (13), os incêndios já devastaram um total de 67 km2, destruíram mais de 800 trailers, casas e apartamentos.

O governador Arnold Schwarzenegger decretou estado de emergência nesses locais, procedimento que permite mobilizar todos os recursos do Estado em caso de grave perigo para a população ou para as propriedades. Mais de 5.000 mil pessoas já tiveram que deixar suas casas e as causas dos incêndios ainda não foram esclarecidas.

Mike Blake/Reuters
Bombeiros combatem fogo em Brea; ventos e umidade baixa ameaçam Los Angeles
Bombeiros combatem fogo em Brea; ventos e umidade baixa ameaçam Los Angeles

Os meteorologistas prevêem que neste domingo a intensidade dos ventos deve diminuir, mas a umidade do ar deve permanecer bastante baixa, favorecendo a continuidade dos incêndios.

O incêndio mais forte neste domingo atingiu uma área de mais de 23 km2 nos condados de Orange e Riverside, que começou sábado em vastas áreas campais. Nestas regiões, seis bombeiros ficaram feridos combatendo o fogo.

O maior incêndio ocorreu na cidade de Sylmar, ao norte de Los Angeles, na região de San Fernando Valley. O fogo se espalhou por uma área de 31 km2 ontem e destruiu mais de 500 trailers, nove casas e 11 prédios comerciais na região.

No nordeste do Estado, as autoridades informaram que subiu o número de casas destruídas no incêndio que começou na comunidade de Montecito, no condado de Santa Barbara. O fogo, que começou a se alastrar na noite de quinta-feira (13), já causou danos a 200 casas.

Arte Folha Online/Arte Folha Online

Com ventos que chegam a 113 km/h, as chamas se propagaram rapidamente, na cidade costeira de 14 mil habitantes a 160 km ao noroeste de Los Angeles, célebre por abrigar casas de ricos e famosos. Ao menos 13 pessoas ficaram feridas neste incêndio, três por queimaduras e 10 por intoxicação provocada pela fumaça.

O outono (hemisfério norte) constitui uma estação de risco de incêndios na Califórnia, que sofre há dois anos com uma grave seca.

Os incêndios ocorrem exatamente um ano depois que uma série de incêndios devastou a Califórnia, deixando oito mortos, 2.000 casas destruídas e 640 mil desabrigados, além de US$ 1 bilhão de dólares em danos. Em junho e julho deste ano, cerca de 2.000 incêndios castigaram o Estado.

Fonte: Folha Online, France Presse e Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário