22 novembro 2008

Praga de gafanhotos assusta fazendeiros na Austrália

Fazendas em áreas do leste da Austrália estão sendo devastadas por uma praga de gafanhotos - a pior na região em mais de quatro anos. As fortes chuvas, que encerraram um período prolongado de estiagem, criaram as condições ideais para os insetos proliferarem. Centenas de milhares de hectares de terras agrícolas estão sendo pulverizados com pesticidas em um esforço para conter o avanço dos gafanhotos.

Um fazendeiro na província de Nova Gales do Sul disse que sua expectativa é que tantos gafanhotos ataquem sua propriedade que eles sejam capazes de bloquear o brilho do sol. Ele também disse temer que até as roupas penduradas em varais sejam devoradas pelos insetos.

Do dia para a noite

É impossível saber, até o momento, quantos são os gafanhotos nas nuvens de insetos à solta. Especialistas acreditam que vários milhões de insetos estão atacando as fazendas australianas. As chuvas desencadearam um aumento atípico da procriação da espécie.

Vastas áreas de terras agrícolas já foram devastadas e, em alguns casos, a produção das fazendas desapareceu do dia para a noite. Para muitos fazendeiros, o surgimento da praga é mais um detalhe infeliz num ano difícil. A seca que atingiu nos últimos meses a Austrália foi uma das piores neste século.

Ventos

O que torna a trajetória da praga tão imprevisível são, justamente, as condições meteorológicas. Os insetos voam para onde o vento os leva - embora eles possam pegar carona em caminhões e carros.

A principal arma no combate aos gafanhotos é a pulverização com pesticidas, prática que já teve um impacto substancial no controle da praga no sul da província de Queensland. O objetivo da pulverização é matar os gafanhotos quando eles ainda estão jovens e incapazes de voar.

Com suas asas desenvolvidas, eles podem viajar centenas de quilômetros procurando por sua próxima refeição.

Fonte:http://www.picarelli.com.br/clipping/clip28032004a.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário