11 novembro 2008

A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS PELO MUNDO


A poluição da água está presente no mundo todo. Estima-se que 80% dos rios da China estão de alguma forma degradados. Na foto, o Lago Chaoru é um dos mais poluídos do mundo, com o aspecto verde pelas algas marinhas que se multiplicam e são difíceis de controlar. Os Grandes Lagos da América do Norte, estão tão poluídas que 97% dos seus 8.000 km de margens são impróprias para banhos. Na África, metade da população não tem acesso à água 100% potável. Até as águas da bacia amazônica estão sendo contaminadas. Mais de 130 toneladas de mercúrio são despejadas todo ano nas águas do rio Tapajós pela mineração de ouro. O Brasil é campeão continental de poluição, superado apenas pelo Leste Europeu e pela China. São notórias as contaminações dos rios Tietê e Paraíba do Sul e das águas costeiras em torno de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

Mais de um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água limpa e mais de 2,9 bilhões não têm acesso a serviços de saneamento básico, fatores que causam um aumento da taxa de mortalidade por doenças infecciosas. De fato, 85% das doenças humanas nos países pobres estão relacionados com a quantidade ou a qualidade da água.

A Terra levou alguns bilhões de anos para construir todo o ecossistema do nosso Planeta. E os humanos só precisaram de alguns séculos para destruir boa parte desses recursos naturais.

Não seja a maioria; proteja o meio ambiente!

Por Andrea Mieko

Fonte:http://meumundosustentavel.com/noticias/tag/lagos/mk

Diante de tal quadro de descaso com o nosso meio ambiente, em todo o mundo, não podemos desanimar, mas continuar na nossa batalha diária...tenho esperanças de que poderemos reverter este estado de coisas, que acontecem pela inércia ou não ação e participação de parte da humanidade, de entidades, locais, estaduais e federais...caminhemos, amigos, temos conseguido progressos!


2 comentários:

  1. atorei o texto ele mostra como esta o mundo hoje c/ a água e c/ o meio ambiente, e mostra que se nós não cuidamos do meio ambiente e d água daqui alguns séculos para destruir boa parte da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom eu terminei agora coloquei tudo no meu trabalho de geografia
    valeu :)

    ResponderExcluir