16 dezembro 2008

O VIETNAM É AQUI?...

O Vietnam é aqui


Fiscais do Ibama encontraram esta semana no Mato Grosso cinco mil hectares de floresta envenenada. A causa da devastação pode ser o uso de agente laranja, uma arma química desfolhante difundida durante a guerra do Vietnã. A foto ao lado, feita por fiscais do Ibama, mostra a região com as árvores secas, provavelmente pelo desfolhante. A notícia saiu no site O Eco.


Na década de 70, o uso de agrotóxico para abrir a floresta era prática comum na Amazônia. Nos últimos anos, agentes ambientais voltaram a encontrar áreas destruídas por esse tipo de veneno. Além de secar a floresta, o agente laranja pode contaminar a água e colocar em risco a vida de seres humanos e animais. Grande parte desses desfolhantes têm a venda proibida no Brasil e vem de contrabando.


O agente laranja também é aplicado de forma ilegal por alguns produtores para acelerar a colheita da soja. Em 2006, um avião que pulverizava lavouras com desfolhante, despejou uma grande quantidade desse veneno na cidade de Lucas do Rio Verde, também no Mato Grosso. Toda vegetação da cidade, um horto florestal, hortas e jardins foram destruídos. Crianças e velhos foram atendidos no hospital da cidade com sintomas de intoxicação. Até hoje ninguém foi punido pelo crime.


Fonte: Postado pela Jornalista Juliana Arini no Blog do Planeta. http://www.blogdoplaneta.globolog.com.br/. Reprodução unicamente para divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário