09 janeiro 2009

O RIO DANÚBIO


Com sua nascente na Floresta Negra na Alemanha e desaguando no Mar Negro, o Rio Danúbio possui 2.850 km, contando na sua formação, ao longo de todo o seu curso, com 300 afluentes. Corta 9 países e é o mais importante Rio Europeu, depois do Rio Volga.
Potencialmente navegável em vários pontos de seu curso, ele atua também como fronteira geográfica de delimitação de diversos territórios, sendo, inclusive, usado como fronteira natural de dez países europeus. O rio corta importantes cidades européias tais como Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Braila e Galati.

Sua bacia abrange uma área de 795 686 quilômetros quadrados, sendo que dos seus 300 afluentes, os principais são os rios lller, Lech, Inn, Drava, Sava, Morava, Tisza e Prut. Os países que fazem parte da bacia do Danúbio são: Alemanha, Eslováquia, Croácia, Bulgária, Moldóvia, Áustria, Hungria, Servia, Romênia e Ucrânia.

É considerado, o Rio da nobreza européia, abrigando um riquíssimo acervo histórico nas suas veias, sobretudo em Viena, com o gênio de Strauss e outros luminares da música clássica, que o imortalizaram através da música. Sua riqueza histórica, traz ainda no o seu Vale, as lutas napoleônicas que aí se desenrolaram.

No sistema de transporte o rio Danúbio ocupa um lugar de destaque, pois é utilizado como um importante ponto de ligação entre distintos lugares dentro da Europa. Suas águas são importantes fontes de renda, uma vez que percorre diversas áreas de elevados níveis industriais e também importantes centros urbanos.

O Danúbio não é marcado somente pelo seu potencial econômico e logístico, mas também pelo elevado volume de poluentes que recebe ao longo de seu trajeto pelo continente que são oriundos de diferentes fontes desde resíduos urbanos( esgotos e outros), orgânicos, agrotóxicos e industriais. Hoje , despoluído, chega ao mar Negro formando um belíssimo delta. Além de um bonito labirinto de canais , há uma grande variedade de pássaros aquáticos e um refúgio de vida selvagem, em áreas pantanosas, que embelezam toda a ambiência, já em terras da Iugoslávia. O que contribui também para amenizar muito a poluição, é a sua foz que possui a capacidade de reter os poluentes, isso ocorre por causa da grande biodiversidade existente no local, principalmente por que se trata de uma das áreas de conservação da Europa.

O delta do Danúbio é um delta que tem uma área de 3750 km2 no litoral do Mar Negro, na divisa entre a Romênia e a Ucrânia.

O delta começa quando o rio Danúbio se divide em três braços: o Chilia (ao norte), o Sulina (no centro) e o mais meridional chamado Gheorghe, sendo que o braço Chilia faz a fronteira entre a Roménia e a Ucrânia.

As mais importantes cidades dessa região são Tulcea (no inicio do delta), Sulina (na da área costeira do delta e na desembocadura do braço de Sulina); no lado romeno e Izinaile e Kilia (ao longo da fronteira) no lado ucraniano.

Nesse delta situa-se a reserva de Sfântu-gheorghe-perisor-palade, que é considerada patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Um dos principais problemas que o delta tem que enfrentar é a poluição que o Danúbio sofre ainda devido ao vazamento de cianeto proveniente de minas de ouro romenas que atinge os afluentes do rio Tisza, este, um dos afluentes do Danúbio.

Existe na Europa, Comissões criadas para cuidar da sustentabilidade de vários rios. Para o Rio Danúbio, foi criada a Comissão Inernacional para a Protecção do Danúbio (ICPDR), que
trabalha para assegurar a utilização sustentável e equilibrada dos recursos de água doce e águas da bacia.

O trabalho da ICPDR é baseado na Convenção de Protecção do rio Danúbio, o principal instrumento jurídico para a cooperação transfronteiriça e de gestão dos recursos hídricos na bacia do Danúbio.

A Comissão Internacional para a Protecção do Rio Danúbio (ICPDR) é um órgão transnacional, que foi criado para implementar a Convenção de Protecção do rio Danúbio. O ICPDR formalmente é composta pelas delegações de todas as partes contratantes na Convenção de Protecção do rio Danúbio, mas também criou um quadro de outras organizações para a adesão.
Hoje delegados nacionais, representantes de mais alto nível ministerial, os peritos técnicos, e membros da sociedade civil e da comunidade científica na ICPDR cooperar para assegurar a utilização sustentável e equilibrada dos recursos hídricos na bacia do Danúbio.

Desde a sua criação em 1998, a promoção efectiva política ICPDR tem acordos eo estabelecimento de prioridades e estratégias conjuntas para melhorar o estado do Danúbio e dos seus afluentes.

Isto inclui a melhoria dos instrumentos utilizados para gerir as questões ambientais na bacia do Danúbio, tais como

* Acidente de Emergência do sistema de alerta
* O Trans-Rede Nacional de Monitoramento da qualidade da água, e
* O sistema de informação para o Danúbio (Danubis).

As metas da ICPDR

* Manutenção de Recursos Hídricos do Danúbio para a futura geração
* Naturalmente equilibrada águas livres por excesso de nutrientes
* Eliminar o risco de produtos químicos tóxicos
* Saudável e sustentável sistemas fluviais
* Dano livre de inundações

Os diferentes órgãos da ICPDR são:

Reunião Ordinária Grupo: tomar as decisões políticas
Grupo de Trabalho Permanente: fornecer uma orientação política
Os grupos de peritos técnicos: preparação dos documentos técnicos

O trabalho da ICPDR é apoiada por um secretariado localizado em Viena, Áustria.








Bibliografia: http://www.brasilescola.com/geografia/rio-danubio.htm; http://rvirginio.sites.uol.com.br/apoluicaodosrios.html; www.wikipedia.com; www.icpdr.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário