08 fevereiro 2009

A AUSTRÀLIA E OS PLANOS PARA BAIXAR A POLUIÇÃO ATÉ 2010

Notícia de 25 de abril de 2007....Será que já estão implementando estas medidas??

Mas, do que precisamos nos conscientizar é de que o nosso planeta é único e tudo o que fizermos em nossas microrregiões tem um efeito global. Uma queimada em canavial aqui na Região de Campinas, vai afetar todo o Universo; um navio que derrama ou deixa vazar óleo ou outro poluente qualquer no mar do norte, vai nos afetar também; uma bomba ou um míssel detonado no Conflito àrabe/israelense, vai nos atingir também, poluentemente falando; portanto meus amigos, a nossa responsabilidade para com o meio ambiente deverá estar em vigilância permanente e eterna.

CANBERRA, Austrália - A Austrália vai avançar com um plano de taxar emissões de carbono a partir de 2010, apesar da atual conjuntura de desaceleração, disse o secretário do tesouro Wayne Swan nesta quinta-feira, 30, ao lançar uma avaliação reafirmando o plano.

Em dezembro, o governo vai liberar os detalhes finais do plano, voltado para o corte das emissões de gases estufa no país em 60% até 2050.

O relatório do Departamento do Tesouro disse que a meta poderá ser atingida com pouco impacto sobre o crescimento econômico do país.

Ele prevê que o crescimento atingiria cerca de 1,1% ao ano em 2050 se a Austrália taxar as emissões de carbono e se transformar em uma economia de baixa emissão, enquanto o crescimento provavelmente ficaria em 1,2% sem as medidas.

Swan apoiou as previsões do relatório, mesmo com a maior parte dos cálculos tendo sido feita antes da crise econômica atual, que está diminuindo o ritmo da economia global.

Ele disse que a mudança climática é “um desafio de longo prazo para a prosperidade da nação”, enquanto a crise atual é um desafio “substancial” mas de curto prazo.

“O que buscamos aqui é a saúde, prosperidade e sustentabilidade de longo prazo na Austrália”, disse.

O governo vai anunciar em dezembro a redução de gases estufa de curto prazo assim como a taxa que estabelecerá por tonelada de poluição de carbono.

Poluidores poderão negociar permissões de poluição em um mercado nacional como parte do esquema.

Fonte:www.meioambiente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário