31 março 2011

EMBRAPA REALIZA CONGRESSO SOBRE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NATURAIS

17.3.2011

Com o objetivo de discutir “O papel dos defensivos naturais na agricultura do século XXI” a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), por meio do Fórum Permanente para Adequação Fitossanitária, e em parceria com a Fundação Arthur Bernardes – Funarbe (Viçosa, MG) realizam de 24 a 26 de maio de 2011 o V Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais – COBRADAN.

De acordo com os coordenadores, o COBRADAN, pela primeira vez sediado na Região Sudeste, “tem se consolidado como um importante evento na agenda técnico-científica na área de fitossanidade no Brasil”.

São esperados aproximadamente 300 participantes de várias regiões do Brasil, assim como de outros países. As palestras, apresentações orais e pôsteres serão priorizados com amplo espaço para discussão e interação.

O objetivo principal é reunir estudantes, pesquisadores, empresas do agronegócio e agricultores para discutir temas no momento atual de desenvolvimento de defensivos agrícolas naturais no controle de pragas e doenças de plantas no Brasil. Além disso, serão discutidas também as perspectivas de ampliação do seu uso, desde o acesso ao patrimônio genético natural, legislação, testes laboratoriais e qualidade de análises exigidas para o registro de defensivos agrícolas naturais até a visão do produtor e da indústria sobre o tema: grandes culturas, cultivos intensivos, transição para um modelo agrícola não dependente de insumos. Pós-evento está programada para o dia 27 de maio uma visita técnica à Fazenda Yamaguishi, que produz hortaliças, frutas e aves orgânicas.

Finalizando, as discussões envolverão também os defensivos naturais derivados de plantas: biodiversidade, tecnologia de obtenção, pesquisa e uso de defensivos agrícolas naturais, além do papel do controle biológico de pragas e doenças na agricultura do século 21 e a visão epidemiológica do controle biológico de pragas e doenças.

O conteúdo das palestras será publicado em um livro a ser organizado posteriormente. Além das palestras, a comissão organizadora selecionará dentre os resumos os mais adequados a serem publicados como capítulo de livro. A data limite para encaminhamento dos resumos expira em 8 de abril de 2011.

Mais informações e inscrições pelo e-mail: cobradan-l@cnpma.embrapa.br ou pelo site do evento: www.cnpma.embrapa.br/cobradan

Eliana Lima

Jornalista, MTb. 22.047

Embrapa Meio Ambiente

Todos os direitos reservados,

conforme Lei n° 9.610.

Política de Privacidade.

www.cnpma.embrapa.br/sac

Embrapa Meio Ambiente

Rodovia SP 340 - Km 127,5 Caixa Postal 69

Jaguariúna - SP - Brasil - CEP: 13820-000

Fone: (19) 3311.2700 - Fax: (19) 3311.2640

Queridos amigos leitores, realmente  é com grande prazer que divulgo os eventos, cursos, worshops, congressos, dias de campo, feiras e demais, pois sei o quanto são importantes para a formação de mentes e corações verdes...estou aqui sempre ávida de eventos para apresentar ao público e convidá-lo a participar ou até mesmo, somente para mostrar o que muitos estão fazendo pela nossa civilização.
Periodicamente recebo o  "Informativo da EMBRAPA", gentileza da sempre competente Eliana Lima, e, quero dizer a vocês do respeito que tenho por este trabalho maravilhoso desta entidade de pesquisa, que conta com cabeças brilhantes...sou fâ, de longa data, do trabalho deles...realmente são os grandes parceiros e também atores do meio ambiente aqui do Brasil.
Parabéns por mais este evento e que continuem a semear, fertilizando mentes e plantando idéias verdes por todo o nosso querido Brasil,  espalhando-as também para o resto do Planeta.
Podem contar com o nosso pequeno espaço, queremos ser uma pequenina abelha na polinização dessas idéias e ideais...!
VAMOS LÁ, todos juntos poderemos salvar nosso planeta!

Helena Rezende





Nenhum comentário:

Postar um comentário