17 março 2008

O PERIGO QUE RONDA O MAR MEDITERRÂNEO


O Mediterrâneo é um mar limitado geográficamente, tendo em vista que é totalmente dependente da entrada das águas do Atlântico, vindas através do Estreito de Gibraltar. As suas ligações com o Mar Vermelho, através do Canal de Suez (1869), com o Mar Negro, através do Estreito de Dardanelos, e por tabela ao Mar de Mármara, que é ligado ao Negro através do Estreito de Bósforo, não expande suas águas.
Com marés fracas, calor e grandes profundidades desniveladas, devido à compressão das placas africana e eurasiática.
Esta configuração geográfica do Mediterrâneo, tem uma consequência desastrosa. Tudo o que se atira nele, nele permanece. Como a população às suas margens está sempre crescendo - estimada em 150 milhões de habitantes, sem contar o número de turistas que o frequenta, algo em torno de 170 milhões por ano, há sempre o despejo de esgotos, que trazem germes e vírus patogênicos; dejetos industriais; adubos e pesticidas originários de terras cultivadas às suas margens; resíduos radioativos submersos em águas profundas; milhões de toneladas de petróleo liberadas pelos navios que o navegam; pneus e garrafas jogados no mar - os países que ele banha, na maioria das vezes o utilizam como uma grande lixeira. Isto tudo, provoca um desiquilíbrio biológico: sob a ação de detergentes, há uma substituição das algas moles pelas calcificadas. O ecossistema inteiro está em perigo.
Em 2006, a ONU lançou na Grécia, uma campanha para limpeza do Mediterrâneo.
O Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) alerta que, animais marinhos estão morrendo após ingerirem sacos plásticos por engano.
Há uma estimativa que são lançadas ao mar, anualmente, cerca de:
- 650 milhões de toneladas de esgoto;
- 60 mil toneladas de mercúrio;
- 36 mil toneladas de fosfato.
Também esteve ameaçado recentemente, por um terrível desastre ambiental, proveniente do bombardeio por Israel (durante os combates em 2006 contra a guerrilha do Hezbollah), de uma usina de energia elétrica em Jyieh, ao sul de Beirute no Líbano, lançando 110.000 barris de óleo no mar.
Há um movimento "Limpem o Mediterrâneo, encampado por 13 países
FONTES: http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=1090/ BBC/ Enciclopédia Sul da Europa - Seleções doReaders Digest

Nenhum comentário:

Postar um comentário