17 março 2008

VAMOS USAR SACOLAS ECOLÓGICAS!

Brasília Shopping dá continuidade a campanha de incentivo ao uso de sacolas ecológicas em 2008
Novo modelo de eco bag começou a ser vendido no dia 05 de março.
Elas vieram para ficar. Aprovadas pelo consumidor brasiliense, que aderiu ao uso de um acessório ecologicamente correto, as sacolas ecológicas (eco bags) criadas pelo Brasília Shopping ganham modelos novos este ano. Todos levarão o selo Movimento Ecofashion.
Assim como a bolsa criada em 2007, a nova eco bag é 100% algodão e leva assinatura da estilista Kátia Ferreira, da Apoena. A primeira versão tem dois bolsos laterais e estampa com flores - com fundo nas cores amarelo, vermelho e verde. A confecção ficará novamente nas mãos de associações de artesãs do Distrito Federal.
As sacolas ecológicas viraram moda na cidade no Natal. Inicialmente, a campanha previa a confecção de 5 mil bolsas, mas a grande procura levou ao aumento da produção para 8 mil sacolas até dezembro e, em seguida, para mais de dez mil, com período de trocas estendido até janeiro de 2008. “O sucesso superou nossas expectativas”, comemora a idealizadora do projeto e gerente de Marketing do Brasília Shopping, Ana Paula Cunha. “Por isso, a ação será potencializada este ano, com a edição de modelos exclusivos”, completa Ana Paula.
O Brasília Shopping lançou a novidade na capital com o objetivo de influenciar a atitude consciente de seus clientes, de forma a evitar ou, ao menos, reduzir o uso indiscriminado do plástico, que agride a natureza. A notícia da iniciativa correu o país, sendo procurada por centros comerciais de Fortaleza e do Rio Grande do Sul, que demonstraram interesse em reproduzir a campanha.
Conscientização - A idéia de conscientizar a população da importância de ter a sua própria sacola na hora de ir às compras já é difundida na Europa e na América do Norte. Além da economia de material, o uso de eco bag ajuda a preservar os recursos naturais.
Estudos comprovam que o plástico pode levar até 500 anos para se decompor. Enquanto isso, ele causa uma série de problemas ambientais. Um deles é impedir o escoamento de água da chuva no solo e prejudicar a irrigação natural. Os plásticos contaminam rios e mares, criando zonas mortas nesses locais. Prejudicam a decomposição de material orgânico e produzem gás metano, 21 vezes mais prejudicial do que o gás carbônico. O mundo consome 1 milhão de sacos plásticos por minuto. Isso representa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. Hoje, a produção de plástico é 20 vezes maior do que há 50 anos.
Projeto de Lei - O Brasília Shopping foi estabelecimento pioneiro, em Brasília, a estimular a atitude consciente dos consumidores locais. No segundo semestre de 2007, incentivou a troca de sacolas de plástico por peças em tecido como forma de proteção do meio ambiente. Também no ano passado, começou a tramitar na Câmara Legislativa do Distrito Federal o projeto de lei 531/2007 que propõe essa substituição em estabelecimentos comerciais do DF.
O objetivo do projeto é “motivar as empresas comerciais e indústrias transformadoras a disponibilizarem produtos com as características de reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis, em vez de plásticos de uso único, que ao chegar às casas são imediatamente descartados”.
A justificativa traz dados convincentes. Por exemplo: cada família brasileira descarta cerca de 40 kg de plásticos por ano, sendo 80% usados apenas uma vez e descartados; estima-se que no Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico a partir de Polietileno, do Polipropileno e/ou similares, que representam cerca de 10% de todo o lixo do País.
“Há um movimento mundial para a substituição destas sacolas plásticas poluentes por outras produzidas com tecnologia e substâncias menos prejudiciais ao meio ambiente, tais como papel reciclado, tecido, plásticos com aditivos que possibilitam a aceleração da decomposição e outras biodegradáveis”, informa o texto do projeto que, se aprovado e virar lei, obrigará os estabelecimentos a fixarem placas com a frase: “Sacolas plásticas convencionais levam mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente. Traga de casa a sua própria sacola ou use sacolas reutilizáveis”.
Parabéns, Ana Paula!
Parabéns, Brasília Shopping!
Shoppings Centers do Mundo todo, vamos seguir o exemplo do BRASÍLIA SHOPPING!
Senhores proprietários de Supermercados, panificadoras e logistas em geral, vamos passar a utilizar sacolas ecològicamente corretas!
É A SUA VIDA, A NOSSA VIDA, A VIDA DO PLANETA QUE ESTÁ EM JOGO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário