24 maio 2009

CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - VI CBUC

CURITIBA - PR - DE 20 A 24 DE SETEMBRO DE 2009

Conferências
1º Dia 20/09 – Domingo

10h – 19h: Credenciamento e entrega de material

19h30min: Solenidade Oficial de Abertura

21h: Coquetel

2º Dia/ 21/09 – Segunda-feira Tema: As grandes mudanças - os principais impactos

Palestras confirmadas

O desafio do século 21: como integrar a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico? Robert Costanza (Universidade de Vermont - EUA)

A extensão das áreas protegidas por unidades de conservação em face do crescimento das áreas dedicadas a atividades produtivas e a itens de infra-estrutura - José Augusto Drummond (Universidade de Brasília - UnB)

Mudanças Climáticas: os desafios da conservação - Thomas Lovejoy (Heinz Centre - EUA)

Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade mundial - William Laurence (Instituto Smithsoniano de Pesquisas Tropicais – Panamá)

Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade do Brasil - José A. Marengo (CPTEC/INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE/Brasil)

3º Dia 22/09 – Terça-feira

Tema: Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas: as alterações em cursoPalestras confirmadas

A vulnerabilidade da floresta amazônica perante as mudanças climáticas - Philip M. Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas - INPA/Brasil)

Panorama das ameaças sobre os ecossistemas marinhos - Jules Marcelo Rosa Soto (UNIVALI/UICN/Brasil)

A importância das áreas protegidas para a manutenção dos recursos pesqueiros - Angel Pérez-Ruzafa (EMPAFISH/Espanha)

4º Dia 23/09 – Quarta-feira

Tema: Como enfrentamos as ameaças à conservação
Palestras confirmadas

Políticas estaduais para um sistema de pagamento por serviços ecossistêmicos - Francisco Graziano Neto (Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo - SEMA/SP)

Mecanismos de incentivo à conservação: REDD (Reduções das Emissões do Desmatamento e Degradação) Paulo Moutinho (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM/WHRC/Brasil)

Restauração e sustentabilidade de áreas naturais via pagamento por serviços ambientais: estudo de caso na América Latina e Caribe - Gunars Platais (Banco Mundial/EUA)

Exemplos e resultados de mecanismos e instrumentos de conservação de terras privadas nos EUA - Allen Pursell (The Nature Conservancy - TNC/EUA)

Adoção de áreas como mecanismo de conservação de terras privadas - Clóvis Ricardo Schrappe Borges (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS/Brasil)

5º Dia 24/09 – Quinta-feira

Tema: Adaptação às mudanças: o que falta fazer e como?

Palestras confirmadas

Mobilização do poder público e da população nos temas de conservação da natureza e mudanças climáticas - Fábio Feldmann (Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças climáticas e Biodiversidade/Brasil)

Estratégias do MMA para garantir a conservação da biodiversidade - Maria Cecília Wey de Brito (Ministério do Meio Ambiente - MMA/Brasil)

A ciência em busca de soluções que garantam a sustentabilidade da vida na Terra. - José Goldemberg (Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados - IISA/Áustria; Universidade de São Paulo - USP/Brasil)

CONTATO
Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Fone: +55 41 3340-2642 / +55 41 3340-2666
Fax: +55 41 3340-2635
E-mail: congressouc@fundacaoboticario.org.br www.fundacaoboticario.org.br


Inscrições On-line
As inscrições para o VI CBUC já estão abertas e serão efetivadas exclusivamente pelo formulário online disponibilizado neste site. Clique aqui para fazer a sua!

Trabalhos Científicos

As inscrições de trabalhos científicos para o VI CBUC já estão encerradas. Na primeira semana de junho de 2009, a comissão do evento divulgará neste site quais foram os trabalhos selecionados. Fique atento!

Saiba mais

Conheça a cidadeClique aqui para ter informações sobre Curitiba, cidade-sede da sexta edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.

Credenciamento de jornalistasJornalistas interessados em cobrir o VI CBUC podem se pré-inscrever preenchendo a ficha de credenciamento. Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Agência de turismo oficialConfira os pacotes turísticos que a Fellini Turismo preparou para você participar do evento com diversas opções de preços e serviços.

Fonte:http://itarget.com.br/newclients/fundacaoboticario.org.br/cbuc2009/_cbuc2009.php?op=contato&tr=Pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário