25 maio 2009

CURSO PRÁTICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA 2009

Módulo I - 27 e 28 de junho

Módulo II - 25 e 26 de julho

Módulo III - 29 e 30 de agosto

Módulo IV - 26 e 27 de setembro

Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP

Sítio Catavento - Indaiatuba, SP

Introdução
A exploração dos recursos naturais pelo homem para fins econômicos provocou profundas alterações sociais e ambientais em nosso planeta. As conseqüências são inúmeras e em alguns casos catastróficas. Em contrapartida os estudos e evidências demonstram que a única esperança para a prosperidade da humanidade é o uso responsável e racional dos recursos, ou seja, a busca por métodos de desenvolvimento sustentável em todas as vertentes da economia. No caso específico da agricultura, o sistema orgânico é o que mais se aproxima do ideal da sustentabilidade e da responsabilidade sócioambiental, unindo o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador e à sociedade com viabilidade econômica. Surge assim a necessidade de profissionais capacitados para atender esta crescente demanda nos setores de produção, comercialização e exportação de produtos orgânicos.
Público-alvo
Agricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes, comerciantes, ambientalistas e demais interessados.
Objetivo
Capacitar os participantes para o desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos.
Formato
Serão abordadas todas as questões fundamentais da agricultura orgânica, durante quatro fins de semana, sendo um módulo por mês, com carga horária total de 64 horas.MetodologiaAs aulas teóricas serão realizadas no período da manhã e ministradas por profissionais conceituados com temas previamente estabelecidos pela organização técnica. As aulas práticas ocorrerão à tarde, e serão conduzidas por produtor orgânico, visando demonstrar na prática os temas teóricos. À noite haverá apresentação de vídeos para discussões e trabalhos em grupo.
Conteúdo
Módulo I - Introdução à agricultura orgânica
27 e 28 de junho
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)
- Definição e princípios da agricultura orgânica
- Manejo ecológico do solo
- Importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças
-Teoria da Trofobiose
- Análise de solos
- Indicadores de qualidade de solo
- Vocação da propriedade
- Conforto ambiental da planta
- Equilíbrio nutricional
Docentes: Ana Primavesi, Hasime Tokeshi e Pedro José Valarini
Produtor: Fernando Ataliba Nogueira
Módulo II - Manejo ecológico e agrofloresta
25 e 26 de julho
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)
- A Natureza como modelo
- Fertilização- Irrigação
- Manejo ecológico de pragas e doenças
- Agrofloresta
Docentes: Carlos Armênio Khatounian e Nelson Correa Neto
Produtor: Fernando Ataliba Nogueira
Módulo III - Pecuária e processamento
29 e 30 de agosto
(Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP)
- Manejo e conservação de pastagens
- Sistemas ecológicos de produção (ambiência)
-Controle de ecto e endo parasitas
-Homeopatia animal
-Produção de leite
-Industrialização (laticínios)
-Pastejo rotacionado
-Arborização e consorciação
-Projeto Balde Cheio
Docentes: Artur Chinelato de Camargo, Marcelo Morandi e Mário Ramos
Produtor: Ricardo Schiavinato
Módulo IV - Aspectos econômicos e sociais
26 e 27 de setembro
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)
- Planejamento agrícola
-Custo de produção
-Análise de mercado
-Planejamento estratégico
-Planejamento tático
-Planejamento operacional
-Questões nutricionais
-Questões de saúde
-Questões sociais
Docentes: Nilson Antônio Modesto Arraes e Elaine Azevedo
Produtor: Ricardo Schiavinato e Fernando Ataliba Nogueira
Ana Primavesi
. Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viena; Doutora em Solos; professora de Nutrição Vegetal na Universidade de Santa Maria, RS; fundadora e diretora do Laboratório de Química do Solo. Uma das personalidades do Movimento Agroecológico do Brasil e escritora de diversos livros e artigos sobre Agricultura.
Artur Chinelato de Camargo
. Graduado em Engª Agronômica pela Universidade de São Paulo; mestre em Nutrição Animal e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.
Carlos Armênio Khatounian
. Graduado em Química e Engª Agronômica pela Universidade de São Paulo; mestre em Agricultura Ecológica e doutor em Agricultura Sustentável pela Universidade do Estado de Iowa, EUA. Pesquisador do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná e professor da ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Sócio-fundador da AAO - Associação de Agricultura Orgânica e membro do Comitê de Normas Técnicas da IFOAM - International Federation of Organic Agriculture Movements.
Elaine de Azevedo
. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná; especialização em Medicina Antroposófica, mestre em Agroecossistemas e doutora em Sociologia Politica e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Consultora nas seguintes áreas: Qualidade de Alimentos Orgânicos. Saúde, Qualidade de Vida e Agricultura Familiar Orgânica; Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentação Escolar Orgânica; Sensibilização do Consumidor Orgânico; Marketing Institucional dos Alimentos Orgânicos; Riscos vinculados a produção de alimentos; Contexto sócio-político da pesquisa científica em Nutrição.
Fernando Ataliba Nogueira
. Graduado em Sociologia pela PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro do Conselho da AAO; produtor orgânico certificado e proprietário do Sítio Catavento.
Hasime Tokeshi
. Graduado em Engª Agronômica pela ESALQ, Doutorado pela Universidade do Estado de Ohio, EUA. Professor titular do departamento de Fitopatologia da ESALQ e coordenador do programa de melhoramento de hortaliças para o sistema de agricultura sustentável da Fundação Mokiti Okada.
Marcelo Augusto Boechat Morandi
. Graduado em Engª Agronômica, mestre e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa, MG e pela Universidade de Guelph, Canadá. Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente em controle biológico e outros métodos biocompatíveis no manejo de doenças de plantas.
Mário Ramos
. Graduado em Medicina Veterinária e especialista em saúde e terapias. Médico veterinário homeopata e inspetor do IBD - Associação de Certificação Instituto Biodinâmico.
Nelson Eduardo Corrêa Netto
. Graduado em Engª Agronômica, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com 12 anos de experiência em assessoria ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais e organização da Cooperafloresta - Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo, SP e Adrianópolis, PR.
Nilson Antonio Modesto Arraes
. Graduado em Engª Agrícola, mestre em Engª Elétrica e doutor em Engª Civil pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professor colaborador da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI/ UNICAMP.
Pedro José Valarini
. Graduado em Engª Agronômica, mestre e doutor em Fitopatologia pela USP - Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Microbiologia do Solo pela Universidad Europea de Madrid – UEM, na Espanha e pela Universidad de La Frontera – UFRO no Chile. Professor do Curso de Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar em Araras, SP. Membro representante da Embrapa na CPOrg-SP (Comissão da Produção Orgânica no Estado de São Paulo). Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente em indicadores de qualidade ambiental (do solo).
Ricardo Schiavinato
. Graduado em Engª Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, SP. Consultor em agricultura orgânica, produtor orgânico certificado e proprietário da Fazenda Nata da Serra.
Inscrições
Vagas limitadas = 30 participantes
Valor = R$1.200,00* 10% de desconto para pagamento à vista -->* não estão inclusos os valores de hospedagem e alimentação
Procedimentos para a inscrição:
1) Efetuar depósito bancário na conta da FundAg no Banco do Brasil - Ag. 3360-X Conta nº 15016-9
2) Imprimir e preencher a Ficha de Inscrição e
3) Enviar a ficha de inscrição e comprovante de depósito, aos cuidados de Rafael Diego F. de Oliveira, pelo Fax (19) 3233-8035.
Formas de Pagamento:- Parcelado em 4 vezes de R$ 300,00, sendo a primeira parcela via depósito na Fundage as demais com cheques pré-datados entregues no primeiro dia do Módulo I;
ou- 10% de desconto para pagamento à vista.
Informações sobre hospedagem e alimentação
Sítio Catavento Produtos Orgânicos(19) 3894-5775 / (19) 9698-7241 sitiocatavento@gmail.com
Mais informações Embrapa Meio Ambiente Área de Comunicação Empresarial Caixa Postal 69 Cep 13820-000 Jaguariúna/SP Telefone: (19) 3311-2653 Fax: (19) 3311-2740 Atendimento ao cliente: sac@cnpma.embrapa.br Site: www.cnpma.embrapa.br
Realização
Sítio Catavento e
Fazenda Nata da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário