07 março 2011

5 - JARDINS DO MUNDO - ILHA DO MEL - PARANÁ - BRASIL - RESERVA DA BIOSFERA

Secretaria do Meio Ambiente do Paraná restringe entrada de turistas na Ilha do Mel (2007)

O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai, diz Secretário.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), suspendeu a entrada de turistas na Ilha do Mel, que já atingiu o limite máximo de 5 mil visitantes por dia. De acordo com o secretário Rasca Rodrigues, cerca de 1.500 pessoas estão apenas passando o dia na ilha e que estas vagas deverão ser liberadas já no período da tarde.

"A partir do momento que estes turistas começarem a retornar ao continente, nós poderemos liberar a entrada de novos grupos. O número de pessoas que entram na ilha tem de ser igual ao que sai", explicou Rasca. Segundo ele, a Ilha do Mel possui um limite para o recebimento de visitantes, o que deve ser respeitado.

O chefe do escritório regional do IAP na Ilha do Mel, Reginato Bueno, disse que os proprietários de campings e pousadas também devem respeitar a infra-estrutura para que não haja dano ao meio ambiente. "Estamos falando de uma unidade de conservação e a superlotação prejudica o bem-estar do próprio turista e da ilha também", lembrou.

Fonte: Texto da Agência de Notícias do Paraná (Envolverde/Ecoagência) - marcelvinicius -Membro de Honra/Fotos: http://www.ilhadomelpreserve.com.br/


ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA ILHA DO MEL - PR

Estação Ecológica com 2.240 hectares, tem o objetivo de preservar o meio-ambiente e é vedada a entrada de pessoas não autorizadas.

Para garantir a sobrevida da exuberante flora e fauna da Ilha do Mel, no Paraná, o lugar foi elevado à condição de Reserva da Biosfera. Através dessa ação, feita em 1992, quase 95% dos 2.762 hectares da região, formados basicamente de rochas, mangues, restingas e Floresta Atlântica, foram transformados em Estação Ecológica. A partir de então a administração da reserva foi entregue ao Instituto Ambiental do Paraná – IAP.
Hoje a maior parte da Estação Ecológica da ilha formada por mangues e restingas é um viveiro marinho, onde diversas espécies de animais se reproduzem proporcionando uma revitalização dos seres. Em 2000 a Estação Ecológica da Ilha do Mel foi reconhecida pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Natural Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário