13 março 2011

O JAPÃO E O REAL PERIGO DA CONTAMINAÇÃO NUCLEAR

Domingo, 13 de março de 2011

Japão decreta estado de emergência em segunda usina nuclear




Da Redação, com AFP

mundo@eband.com.br

As autoridades japonesas decretaram estado de emergência na usina nuclear de Onagawa, no nordeste do país, também afetada pelo forte terremoto de sexta-feira. O anúncio foi feito neste domingo pela Aiea (Agência Internacional de Energia Atômica).

O governo japonês advertiu neste domingo para a possibilidade de explosão no reator nuclear número 3 de Fukushima, já em alerta, por conta de um acúmulo de hidrogênio.

Apesar disso, o porta-voz do governo, Yukio Edano, afirmou que mesmo um acidente não provocaria problemas no setor.

Segundo ele, a explosão de sábado no reator número 1, da mesma usina, a 250 km de Tóquio, também pode ter sido causada por um acúmulo de hidrogênio na parte superior do prédio.

Mais cedo, a empresa operadora da unidade, Tokyo Electric Power, chegou a anunciar que o sistema de resfriamento no reator 3 não funcionou como o previsto e a pressão está subindo levemente.

Redator: Roberto Saraiva
Fonte:http://www.band.com.br/jornalismo/mundo/conteudo.asp?ID=100000409488

Na verdade, caros amigos, eu sou radicalmente contra o uso da energia nuclear, afinal o risco de acidentes fatais é muito grande, tendo em vista a localização do país junto ao "anel de fogo" do Oceano Pacífico, e, serem constantes os tremores de terra, o que coloca sempre em alerta os gestores das usinas.

Penso que este acontecimento deverá servir de motivação para que as autoridades japonesas busquem outras fontes alternativas de energia, para aquele maravilhoso país.

Aos amigos japoneses, as nossas condolências pela tragédia.

Helena Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário