18 março 2011

TASHIROJIMA, A ILHA DOS GATOS, SOBREVIVE AO TERREMOTO - JAPÃO


Tashirojima é uma pequena ilha da prefeitura de Miyagi, uma das regiões mais afetadas pelo tsunami causado pelo terremoto no Japão. A população humana da ilha é de uns 100 habitantes. Já a dos gatos é provavelmente o dobro. Conhecida como a Ilha dos Gatos, a localidade não foi afetada pelo desastre, tendo ficado intacta, mas ao mesmo tempo isolada por conta das catástrofes. Seus habitantes necessitam de comida, mas chegar ali por bote é quase impossível, dado o número de escombros que se encontram na água.

A única forma de le suprimentos até a ilha é de helicóptero, uma possibilidade que poderia transformar-se em realidade rapidamente com a ajuda do exército japonês. Essa é a mensagem que o grupo Japan Earthquake Animal Rescue and Support publicou em seu perfil do Facebook e que tem se espalhado pela internet. A ilha dos Gatos é muito conhecida entre os amantes dos felinos, tanto no Japão quanto em outros países. Há alguns anos, Tashiro ficou famosa quando uma rede de televisão apresentou um dos gatos que vivem no local.


Era o Jack, um gato branco e preto com a orelha esquerda caída que se transformou em celebridade nacional. Tornou-se público, na ocasião, uque a ilha abrigava um santuário de gatos, reverenciados desde tempos remotos pelos habitantes locais como animais que atraem a boa sorte, principalmente na pesca. A balsa entre a ilha e o continente costumava levar de 10 a 20 passageiros por dia, mas depois da aparição de Jack na TV a quantidade de visitantes que passa por ali, diariamente, praticamente triplicou, principalmente nos fins de semana.

A Ilha dos Gatos

Para os apaixonados por gatos, este era o lugar certo para uma visita a verdadeira Gatolândia.

É possível conhecer a ilha em um único dia de passeio, pois ela tem (ou tinha) apenas 8 quilômetros quadrados.

No passado, os habitantes viviam do cultivo da seda, e os gatos foram trazidos de barco para a ilha para eliminar os ratos que naturalmente devoravam o bicho-da-seda (os ratos são um predador natural dos bichos). A pesca era farta e popular entre os habitantes da ilha, e também recebia pescadores de outras regiões que pernoitavam na ilha durante a noite.

Os gatos iam para as pousadas onde os pescadores estavam hospedados e ficavam ali implorando por alguma migalha. Ao longo do tempo, os pescadores foram desenvolvendo um relacionamento amoroso para os gatos e passaram a observar atentamente os gatos, interpretando suas ações bem como de suas reações, conseguiam interpretar a previsão de tempo, se iria chover, fazer sol, se haveria ressaca na praia, e grandes quantidades de peixe no mar.

Um dia, quando os pescadores estavam coletando pedras para serem usadas para fixar as redes de pesca, uma pedra maior caiu e matou um dos gatos. Os pescadores, sentindo pena e remorso pela perda do gato, o enterram, e neste local construíram ali uma pequena capela, desde então os gatos que adoecem e morrem, são enterrados e pedras ornadas são deixadas próxima a capela.

Além da beleza dos gatos, há várias obras arquitetônicas inspiradas no tema,já que agora os habitantes da ilha vivem do turismo gerado pelos apaixonados por gatos que chegam para conhece-los, fotografa-los e filma-los. Anualmente, é aberto um concurso para a eleição da “melhor fotografia de gatos da ilha”, que visa incentivar ainda mais o turismo.

As notícias sobre a tragédia ainda são escassas e por enquanto não li nenhuma nota sobre a ilha, os gatos e ou seus habitantes.

http://redebichos.ning.com/profiles/blogs/tsunami-pode-ter-atingido-ilha
 
Fotos: http://muralanimal.blogspot.com/2011/03/tsunami-pode-ter-atingido-ilha-dos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário