08 dezembro 2008

CORRIDA DE CARROS ECOLÓGICOS


Estudantes fazem corrida de carros ecológicos em Interlagos

Maratona da Eficiência reúne 29 protótipos que não emitem poluentes.
Carro consegue rodar mais de 400 km com um litro de combustível.

"Estes carros são o prenúncio das tecnologias emergentes", diz Leoni Fragassi, professor responsável pelo projeto. "Sabemos que o ar está cada vez mais poluído e os alunos já fazem estas propostas para estimular o uso de energia limpa."

Cobertura de garrafas pet

Um dos projetos é um carro elétrico com formato de foguete feito por alunos da Faculdades Oswaldo Cruz, o Focar II. Pequeno, o veículo é pilotado por uma mulher, também pequena e leve, que dá uma grande ajuda na avaliação geral da invenção.

"Ele não é tão confortável assim, mas você se sente bem seguro mesmo estando um pouco apertado", diz a estudante de design Giullia Simone Fragassi. O carrinho não atinge grandes velocidades, e nem é esse o objetivo dele. O chassis é feito em fibra de carbono. A cobertura transparente usa o mesmo material das garrafas plásticas de refrigerante. Um material reciclável e, portanto, ecológico. O carro é alimentado por uma bateria, e não há emissão de poluentes.

Os criadores do projeto se dizem satisfeitos com o resultado. "O pessoal gostou bastante do nosso resultado", afirma Luís Fernando Freitas Nóbrega, estudante e chefe da equipe que desenvolveu o veículo.

Carro pesa apenas 25 kg

A Universidade Anhembi Morumbi desenvolveu um carro feito no formato de uma gota feita em fibra de vidro. Tem três rodas e o motor barulhento. O nome é Errba "O nome veio de uma brincadeira com uma colega de sala que fala meio arrastado", explica Renato Ormundo, integrante do projeto. "No interior, quando você quer cumprimentar alguém, em vez de falar 'oi, tudo bem?' você fala 'errba!'".

Do projeto no papel até a finalização do veículo foram três meses intensos de trabalho e ajustes. O resultado foi um carro simples, barato, de apenas 25 kg de peso. "Nossa expectativa é que ele faça de 400 km a 450 km com apenas um litro de combustível", destaca Edgard Afonso do Nascimento, integrante do projeto.

A criatividade dos estudantes não pára por aí. Para construir os novos carros para a Maratona, os alunos da Ulbra vasculharam a sucata do campus de Canoas (RS) da universidade. Até peças de uma velha copiadora foram aproveitadas. O carro da Federal de Santa Maria mistura bambu e alumínio na sua estrutura

Maratona da Eficiênca
Local: Kartódromo de Interlagos, em São Paulo.
Data: de quinta (24) a sábado (26), das 9h às 18h (quinta e sexta), edas 9h às 14h (sábado).
Entrada: gratuita.

Fonte: http://g1.globo.com/noticias/carros

Fonte:

Um comentário: