10 dezembro 2008

A UNIÃO ESPETACULAR DE SEIS CIDADES PORTUGUESAS, PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


Ao meu querido leitor Antonio (Portugal) e a todos os queridos irmãos portugueses, uma pequena homenagem deste blog, mostrando um pouquinho do que os nossos patrícios estão fazendo pelo nosso meio ambiente. Um abraço verde a todos, Helena Rezende
Investimento de 15 milhões de euros em projectos comuns
Trás-os-Montes: seis cidades unem-se para serem ecológicas e inovadoras
14.11.2008 - 16h27 Lusa
Seis cidades transmontanas vão passar a trabalhar em rede numa estratégia de desenvolvimento assente no conceito "Eco" que tem previsto um investimento de 15 milhões de euros em projectos comuns, foi hoje anunciado. Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços decidiram aproveitar um instrumento comunitário que permite às cidades agruparem-se para trabalhar em conjunto e criaram a Rede de Cidades Ecológicas e Inovadoras de Trás-os-Montes.

A rede está formalizada desde Março, tendo sido hoje apresentado publicamente em Miranda do Douro o plano de acções e projectos que se propõem desenvolver e que foi elaborado com o apoio da Sociedade Portuguesa de Inovação.

Segundo a apresentação feita pelo responsável daquela organização, João Medina, estas cidades vão adoptar um modelo de desenvolvimento comum em torno da sustentabilidade ambiental e do conceito "eco", nas vertentes da agro-indústria, da energia, do turismo e da construção, que será pioneiro no nosso país. A ideia, segundo disse, é "atrair investimentos e pessoas que necessitem de um campo de ensaio para a aplicação de novos conceitos e tecnologias ligados a estes temas".

O objectivo é "desenvolver um sistema urbano integrado em torno das temáticas da eco-eficiência e sustentabilidade ambiental, que valorize as complementaridades existentes e que estimule factores de diferenciação entre as cidades da rede".

Além de aproveitar e potenciar os recursos já existentes, o plano de acção prevê a implementação de cinco projectos, num valor global de 15 milhões de euros, em cada uma das cidades, que totalizam perto de 148 mil habitantes. A chefe de fila da rede é a cidade de Bragança para onde está previsto o EcoPolis, um centro de competências em Energia e Ambiente, com um custo de 3,5 milhões de euros.

Macedo de Cavaleiros ficará com a ADT - Agência de Desenvolvimento de Trás-os-Montes, um investimento de três milhões de euros e Chaves receberá o Aquae - Centro de Competências em Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-estar, para o qual estão previstos 3,5 milhões de euros. Montante idêntico será investido na Plataforma de Desenvolvimento Rural Sustentável prevista para Miranda do Douro e Mirandela, e 1,5 milhões de euros destinam-se à Casa do Vinho, em Valpaços.

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticias


É assim que devemos caminhar, unidos por um mundo melhor para todos. Vamos lá meus queridos portugueses, vamos dar o exemplo de união em prol da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário