08 março 2008

ALERTAS SOBRE O DEGELO - Groelândia, Antártida e Alasca


Pesquisa:
Groelândia:
Degelo dobrou em cinco anos na Groelândia Publicado em 17.02.2006, às 09h05

Uma revolução silenciosa está acontecendo numa das ilhas mais gélidas e isoladas do planeta,
alertou um grupo de pesquisadores ontem. Eles mediram o quanto as geleiras da Groenlândia despejaram no oceano entre 2000 e o ano passado, e viram que o fluxo praticamente dobrou entre uma data e outra. O fenômeno parece ter relação direta com um aumento de 3ºC na temperatura da região e pode significar, no futuro, um aumento muito mais radical do nível dos oceanos da Terra do que o que se esperava.O alerta foi lançado por Eric Rignot, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa, na abertura do 172º encontro anual da AAAS (Associação Americana para o Progresso da Ciência), que começou ontem em Saint Louis. O artigo com as principais conclusões da pesquisa está na edição de hoje da revista "Science".
Antártida:
NASA identifica provas claras do degelo na Antártida:: 2007-05-16
Impacto do aquecimento.A NASA encontrou as primeiras provas claras do degelo da Antártida, uma consequência do aumento das temperaturas e que pode levar à subida do nível da água do mar, anunciou a agência espacial em comunicado. As áreas afectadas por este degelo, o mais significativo observado até hoje, podem espalhar-se por uma região do tamanho da Califórnia. Através do satélite QuikScat, a equipa de cientistas liderada por Son Nghiem e Konrad Steffen fez a medição da acumulação de neve e degelo na Antártida e Gronelândia desde Julho de 1999 até Julho de 2005
Alasca:
JC e-mail 2080, de 22 de Julho de 2002.

Ritmo de degelo no Alasca é sinal de alerta
Estudo mostra que, na última década, índice de redução das geleiras dobrou As geleiras do Alasca derretem a um ritmo cada vez mais rápido do que até agora se acreditava e são a principal causa de elevação do nível dos oceanos, segundo divulgou o Instituto Geofísico de Fairbanks neste sábado.
Fonte:http://jc.uol.com.br/2006/02/17/not_106602.php;http://www.cienciahoje.pt/21752;http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=3610

Não quero ouvir de vocês, meus (minhas) queridos (as) leitores(as), "E eu com isto???"
Temos tudo a ver com isto!
Vamos tomar atitutes, comecem pela sua casa, converse com seus amigos, vizinhos, parentes, VAMOS FORMAR UMA GIGANTESCA BOLA DE NEVE!
Ainda dá tempo!
Vamos cobrar nossas autoridades!
Haveremos de reduzir o ritmo e isto já terá sido uma grande vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário