03 março 2008

A RECICLAGEM DE ÁGUA


No Brasil, 70% da água é consumida na agricultura, 20% é utilizada pela indústria, se isto já não bastasse, a água descartada, está sempre contaminada, ou com herbicidas, fungicidas, fertilizantes químicos, produtos tóxicos, altamente nocivos pára a vida...e são, na grande maioria, absorvidos pela natureza, chegando e contaminando os lençóis freáticos, quando não, são despejados em rios, lagos e córregos, num profundo descaso e desrespeito para com o meio ambiente.
Existe no mercado, grande variedade de sistemas de reciclagem de água, tais como:
- Filtragem por leito de junco e areia;
- Sistema de tratamento por arejamento;
- Sistema de desinfecção por ultravioleta;
- Fossa séptica reciclável (largamente utilizada no Japão).


É perfeitamente viável, reutilizar a água proveniente das seguintes fontes domésticas e também empresariais, que na sua grande maioria deverá ter um tratamento adequado de desinfecção:
- chuveiros;
- pias;
- banheiras e
- máquinas de lavar (roupa/louças).
OBS. Pode-se reutilizar a água proveniente de bacias sanitárias, quando tratadas na fossa séptica, que separa sólidos de líquido.

Aplicações - A água tratada e reciclada pode ser reutilizada em diversas situações, seja em uso urbano, agrícola, residencial, comercial ou industrial, como: irrigação paisagística e de campos para cultivo; em refrigeração, alimentação de caldeiras ou em processamento industrial; recarga de aqüíferos; combate a incêndios, descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos e de ruas e demais fins urbanos; na construção civil, entre outras aplicações. Empreendimentos que adotam o reúso contribuem para reduzir a demanda sobre os mananciais e liberam uma razoável quantidade de água proveniente das fontes de boa qualidade, caracterizando-se como uma ação social e ambientalmente das mais corretas.

GRANDES EXEMPLOS de empresas que já reutilizam a água no Brasil, são elas: Serasa, Microservice, Hotel Atlântico Búzios, Facchini e Vale D’Ouro.

FONTE:http://www.revistafatorbrasil.com.br/canal.php?id=13 e Enciclopédia Salve o meio ambiente da Readers Dugest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário