03 junho 2008

EROSÃO GIGANTE EM GOIÁS


07/04/2008 - Voçoroca atinge 3,8 km de extensão

Erosão, que engole tudo ao redor, pode ser a maior do País, segundo técnicos. O POPULAR sobrevoou área, no sudoeste goiano. Dema vai avaliar danos.
O repórter fotográfico Wildes Barbosa olhou, ajeitou o foco e depois retirou a máquina para ver a olho nu. “É grande demais. Não dá para enquadrar as bordas dos dois lados”, reclamou, encabulado com a cratera. A lente que ele usava, uma olho de peixe profissional, para focar grandes imagens, não enquadrava os limites da voçoroca gigante, localizada na divisa dos municípios de Mineiros e Portelândia, no sudoeste do Estado.A reportagem recebeu informações sobre a erosão há dez dias e solicitou à Delegacia de Meio Ambiente (Dema) que avaliasse o dano ambiental. Depois, um especialista do Instituto de Pesquisas Técnológicas de São Paulo (IPT) foi consultado e considerou o imenso buraco uma das maiores voçorocas do Brasil.
O delegado da Dema, Luziano Severino de Carvalho, acredita que possa ser a maior do Brasil. Ele vai encaminhar procedimentos para catalogar o dano e definir a responsabilização a seu respeito.
A erosão pode ter iniciado há mais de 40 anos e está engolindo tudo ao seu redor. É possível ver a terra cedendo nas bordas, solapadas por baixo devido à movimentação do terreno arenoso, acelerada pelo lençol freático que aflora.
À beira do abismo, segurando um ressecado pé de milho no rumo do horizonte sem o chão, que a voçoroca levou, o delegado considerava as prováveis causas: “Uma lavoura chegar à boca de uma vala gigante dessas acelera qualquer erosão, ainda mais uma voçoroca em terreno arenoso, como na Bacia do Rio Araguaia.”
A plantação de milho foi colhida no ano passado, avaliou Luziano e o delegado adjunto Juarez Carlos Arantes, que também foi ao local. A roça nova de milho e outra de sorgo foram plantadas a cerca de 30 metros da erosão, dentro na Fazenda Boa Vista, região conhecida como Urtigão, entre os limites de Mineiros e Portelândia.
Estádios
Os dois delegados, o fotógrafo e a repórter sacolejaram por estradas difíceis até o imenso buraco. Depois, o grupo caminhou em torno da voçoroca, impressionado com a grandiosidade da destruição ambiental que parecia desconhecida até então.
- “Olha..., o torrão deslizou e levou a árvore com raiz e tudo para dentro”, apontava Juarez para a boca gigante da voçoroca, medindo 800 metros de largura, por quase 2 quilômetros de extensão só na parte mais larga. Abaixo, a árvore mais parecia uma miniatura verde.
“Cabem mais que dois estádios do tamanho do Serra Dourada aí dentro?”, perguntou a repórter. “Cabem quatro, até cinco”, responderam os delegados. Na sexta-feira, a pedido da reportagem, o delegado e o coordenador do Núcleo de Geoprocessamento da Agência Ambiental de Goiás, Alejandro Alvarado, analisaram imagens de satélite colhidas em 2007 na região para calcular as medidas da voçoroca. Pelas imagens eles estimaram que a erosão tenha uma boca de aproximadamente 800 metros, podendo alcançar 80 metros de profundidade.
Só a boca, chamada por alguns também de cabeça da erosão, se estende por quase 2 quilômetros, enquanto o resto da voçoroca vai rasgando a terra por quase o dobro da extensão. “Chega a 3,8 quilômetros de comprimento”, calculou o delegado.
A área, conforme um vizinho, pertence a um produtor rural e foi arrendada para a multinacional Brenco Companhia Brasileira de Energia Renovável. Com sede em São Paulo, a Brenco vai plantar cana-de-açúcar no local para a implantação de uma usina de álcool da corporação.
Em nota ao jornal, a Brenco confirmou que a área agricultável em torno da voçoroca existente na Fazenda Boa Vista foi arrendada pela empresa. Também informou que fez uma parceria com a Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (Fimes) de Mineiros para recuperar a área.

Marília Assunção De Mineiros(GO)
Fonte: O Popular - 07.04.08 - http://www.mp.go.gov.br/portalweb/conteudo.jsp?

5 comentários:

  1. Continuemos, não desistamos. Visite-me, querida. Vá ao meu blog. Postei Excalibur.
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
    não há ponto depois de www
    Um beijo,
    RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO

    ResponderExcluir
  2. adoro vir aqui e vejo todo teu esforço, espero de verdade que mais pessoas venham aqui,e fiquem como eu.Adorando seu blog.
    Fiz postagem nova amiga, apareça lá. Um beijo
    marthacorreaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro visitar seu blog.Sabe o que tenho pensado/ Que os estranhos somos nós os homens.matamos , sentimos raiva, ódio, mmentimos. Os animais são perfeitos.beijos Fiz postagem nova apareça por lá.

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Moro em Mineiros e em 2001 visitei essa voçoroca.
    Naquela época ela era um pouco (bem pouco) menor mas mesmo assim assustadora.
    Pode parecer brincadeira mas nessa visita com a turma do colégio eu cheguei a passar mal de cansaço e quase tive uma insolação quando tentávamos chegar pelo menos na ponta dela.
    Acompanhei a reportagem do Popular esse ano e me sinto triste de saber que é um ponto negativo para meu município e para a ecologia e meio-ambiente em si.
    Nos resta torcer para que as medidas de contenção surtam efeito.
    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Esta voçoroca em 1986 os orgãos governamentais foram informados sobre a mesma,cuja era possível de controlar evitando a chegar ao lençol freático e assustadora como encontra-se atualmente.Falavam esbarrancadão da região do Urtigão,citavam-se os nomes mais a nivel de localização de Izonel Nicomedes e José Olino, nada foi feito,apenas ignoraram.Este é o resultado,esperaram atingir o LENÇOL FREÁTICO,falando que nada sabiam,isto é horrível,super vergonhoso para mineirenses,goianos e brasileiros.

    ResponderExcluir