08 junho 2008

A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA




04/06/2008 - Pesquisadores descobrem vespa que manipula lagarta

São Paulo - Uma vespa que ataca e mata a lagarta Thyrinteina leucocerae é capaz de manipular o comportamento da vítima, transformando-a em guarda-costas de seus filhotes. O fenômeno, descoberto por pesquisadores brasileiros e holandeses na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, é descrito em artigo publicado ontem na Public Library of Science ONE (PLoS ONE).
A vespa, Glyptapanteles sp., é um parasitóide da lagarta. "Parasitóide é um parasita que acaba matando o hospedeiro", explica o pesquisador Angelo Pallini, da UFV, que foi o orientador, no Brasil, do holandês Amir Grosman, principal autor do artigo na PLoS ONE. O trabalho nasceu de um convênio entre a instituição brasileira e a Universidade de Amsterdã, e teve participação de estudantes de graduação da UFV.

Leia o estudo em inglês
O artigo de Grosman menciona outros casos de parasitas que manipulam o hospedeiro em benefício próprio, como um verme que induz formigas a se agarrarem a folhas de capim para que sejam engolidas por ovelhas, o hospedeiro final do parasita.
No caso brasileiro, a lagarta é atacada pela vespa, que põe ovos no corpo da vítima. As larvas eclodem e, depois de algum tempo, os parasitas deixam o hospedeiro e formam casulos. É aí que o comportamento da lagarta muda: ela assume uma posição fixa perto dos casulos, pára de se alimentar e passa a agredir predadores que se aproximem das jovens vespas. A lagarta morre pouco depois que as vespas adultas emergem dos casulos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um comentário:

  1. Isso me fez lembrar o último livro que traduzi e que já foi publicado e que falava tantos disparates quanto ao futuro. Não compre. Chama-se Breve história do futuro. Postei 2 coisas num post só. Vá lá, preciso dos seus comentários.
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
    não há ponto depois de www
    Um beijo,
    RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO
    RS: GOSTO DO SEU BLOG. QUANDO ESTIVER CANSADA, VIREI AQUI PARA RELAXAR!

    ResponderExcluir