08 junho 2008

EXEMPLOS DE CIDADANIA PARA UM AMBIENTE MELHOR


23/3/2008 - Cidadania e Meio Ambiente
As regras básicas da Etiqueta Sustentável

É no tradicional Bairro do Bexiga, reduto italiano da capital paulista, que a escritora e tradutora Maria Eugênia Mourão vai morar. Ela comprou o espaço de uma antiga loja prá tranformar em loft. Preocupações ambientais dão o tom da reforma.

Entrevista com Maria Eugênia Mourão/escritora :"Eu estou tentando não usar materiais complicados de serem recolocados na natureza.

Eliminei primeiro o que eu acho que é mais complicado que é a madeira.

Eliminei processos que são muito tóxicos, como os cromados de torneiras e misturadores, optei por coloridos.

Não gosto muito de luz fria, mas vou usar.

Uma alternativa é usar cor. Eu vou desligar eletrodomésticos.

Quero ter uma chave geral para fazer desligar de noite e ligar de dia".

Entrevista com Álvaro Rodriguez-publicitário: " É mais rápido, mais saudável, ocupa menos espaço, não polui, não faz barulho".

Levando em conta os modernos códigos de conduta, a gente pode dizer que o Álvaro e a Maria Eugênia são pessoas muito elegantes. É que eles agem de acordo com a chamada "etiqueta sustentável".

Entrevista com Miriam Duailib/ educadora ambiental do Instituto Ecoar :

" Quando a gente fala em etiqueta, lembra de ser elegante, de ser chic. E não há nada mais deselegante do que você ter atitudes que prejudicam o Planeta e, por conseqüência, prejudicam as outras pessoas. Um Planeta onde você tem o ar poluído, temperatura muito alta, um sistema de chuvas totalmente irregular, com seca num lugar, prolongada, eventos extremos de chuvas, tempestades, enchentes, é muito desegradável, prejudica as condições de vida de todos nós".

Pergunta para Miriam Duailib:

O que é agir contra o Planeta?

R: É produzirmos, por exemplo, uma porção de resíduos sem nenhuma necessidade. Não vou nem falar em descartar o resíduo de forma inapropriada, não vou nem comentar - porque é fim do mundo - das pessoas que jogam lixo nas ruas, jogam lixo pela janela do carro".

Entrevista com Miriam Duailib:" É importante falar em comportamento porque advém de costumes, da maneira como a gente foi criado, educado. Se você olhar a geração pós segunda guerra, os europeus, eles não desperdiçavam absolutamente nada, sequer a casca das frutas - faziam geléia, porque tinham passado por uma privação muito grande. Nós vivemos numa escassez enorme de recursos naturais. Nós ainda consumimos no nível que consumimos porque bilhões de pessoas no mundo não consomem. A gente foi treinado prá essa civilização do consumo, da abundância, do modelo americano, de grandes cidades e muitas máquinas."Algumas sugestões prá aderir à ética ou etiqueta ligada à sustentabilidade.

Poupe água, luz, combustível.

Autor: Editora-Chefe: Vera Diegoli. Pauta:Marici Arruda.

Reportagem: Cláudia Tavares. Edição de Texto: Mariene Pádua. Produtor Executivo:Maurício Lima. Edição de Imagens: João Kralik. Supervisor Geral: Washington Novaes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário