10 junho 2008

OS RIOS MAIS POLUÍDOS DO BRASIL


Sempre que posto notícias deste tipo, me entristeço muito...gostaria muito de estar contìnuamente trazendo boas novas para vocês. Mas alertar o mundo, também faz parte do nosso propósito...cobrar, conscientizar. Precisamos romper as resistências ao desenvolvimento sustentável e limpo.


Rio Iguaçu, o 2º mais poluído do país, não tem perspectiva de melhora .
O rio que corta o Paraná é o segundo mais poluído do Brasil. Elevada quantidade de moradores na bacia do Iguaçu e baixa vazão são apontados como agravantes da poluição.

04/06/2008 - As famílias que vivem ao redor do Rio Iguaçu, em Curitiba e região metropolitana, vão continuar sofrendo com a poluição nos próximos anos. A afirmação foi feita pelo gerente da agência de bacias do Alto Iguaçu, Enéias Souza Machado, da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2002 e 2004, apontou o Rio Iguaçu como o segundo mais poluído em grandes cidades brasileiras. Perde apenas para o Rio Tietê, em São Paulo. Machado não contesta a pesquisa do IBGE.

Saiba mais
Estudo do IBGE revela aumento da violência no país
Rio Iguaçu é o segundo mais poluído em grandes cidades brasileiras
Consumo de energia cresceu 37% de 1995 a 2006
Brasil não tem depósitos adequados para lixo radioativo, revela IBGE
IBGE: área preservada cresceu para 8,3% do território
O Brasil tem a maior biodiversidade do planeta. Para proteger esse patrimônio, destina uma área de mais de 712.660 km2 a unidades de conservação (UCs) federais, segundo levantamento do Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS), divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Leia matéria completa

Brasil não tem depósitos adequados para lixo radioativo, revela IBGE
O Brasil está prestes a iniciar a construção de sua terceira usina nuclear -anunciada para este ano pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff -, mas ainda não tem depósitos específicos para armazenar seu lixo radioativo. Leia matéria completa
“Esses dados que usaram foram levantados pela secretária (Sema) mesmo. São dados locais passados pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e pela Suderhsa”, afirmou Machado. De acordo com o gerente ambiental, os dados levantados em 2004 podem estar iguais ou até piores agora em 2008.

Obras e baixa vazão

Obras de saneamento básico para mudar o panorama estão sendo feitas, mas o problema é físico. “Mesmo com as obras ao longo dos próximos anos, os rios do Alto Iguaçu vão continuar com uma poluição elevada, pois são rios de baixa vazão e com muita gente morando em volta”, explicou Machado.

Entre os rios que fazem parte do Alto Iguaçu estão o Belém, o Atuba e o Barigüi. Rios que passam entre áreas com intensa habitação em Curitiba e região. Sobre o Rio Iguaçu, Machado explica que são basicamente dois fatores para a elevada poluição. “Primeiro, é o passivo ambiental, que já há algumas décadas existe, com falta de investimento no saneamento ambiental. Isso não só aqui no Paraná, mas no país inteiro”, disse.

O segundo fator é referente aos moradores em volta do rio. “Numa região de início de bacia existem 2,5 milhões de habitantes. É muita gente em volta do rio. As obras de saneamento melhoram a condição, mas ainda fica uma poluição residual, não desprezível e ainda elevada”.

A qualidade da água do Rio Iguaçu melhora conforme se afasta do aglomerado de moradias na região metropolitana e quando a vazão do rio aumenta. “Em Foz do Iguaçu (Oeste) a qualidade é altíssima, pois a vazão é muito grande no local”, afirmou Machado. Uma das soluções apontadas pelo gerente da agência de bacias para a despoluição do Rio Iguaçu é o sistema de flotação, que já é utilizado em São Paulo. “Além das obras de saneamento é feito o tratamento do leito do rio. Isso é uma ação que pretendemos implantar num médio prazo. No primeiro momento é colocar esgotos onde ainda não existem”, definiu.

O prazo mínimo para concluir as obras de saneamento é de 5 a 10 anos e, segundo Machado, são obras “bastante caras”.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não quis comentar a pesquisa realizada pelo IBGE, pois não tem conhecimento sobre como o estudo foi feito.

Pesquisa

A informação sobre o Rio Iguaçu é do levantamento Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS), divulgado nesta quarta-feira (4), pelo IBGE. Além do Tietê e do Iguaçu, a situação também é crítica no Rio das Velhas, que corta Belo Horizonte, no Rio Paraguaçu, que banha parte do Recôncavo Baiano, e no Ipojuca, que atravessa cidades industriais de Pernambuco.

Um comentário:

  1. Os rios estão cada vez mais poluídos, vamos ajudar o planeta terra e o meio ambiente, os rios pede socorro!

    ResponderExcluir