28 maio 2008

FÓRUNS, CONFERÊNCIAS E DEBATES MUNDO AFORA - BONS EXEMPLOS


Temos muito para aprender, temos muito que discutir, temos muito para organizar, temos muito a fazer, o tempo urge...A NATUREZA CLAMA!


A associação WAVES Portugal tem como objectivo promover os conhecimentos técnicos e científicos dos seus membros, no que respeita à gestão e conservação da vida selvagem nos países euro mediterrânicos. Estende a sua acção de formação a outras associações profissionais com propósitos semelhantes.
A WAVES Portugal é um ramo da organização WAVES Internacional que abrange, actualmente, além de Portugal, a Espanha, a Itália e a Eslovénia. A França está em fase de adesão a esta organização multinacional.
Os sócios da WAVES Portugal, à semelhança das outras suas associadas, são fundamentalmente professores, investigadores e alunos universitários de biologia e veterinária. A Universidade de Aveiro (UA) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) contribuem com o contingente mais importante de associados. Salienta-se a UTAD como principal dinamizadora deste associação de fins não lucrativos.
No entanto, profissionais da conservação da Natureza e da Biodiversidade fazem igualmente parte dos sócios da WAVES Portugal. Do mesmo modo, qualquer cidadão interessado nestes desígnios pode pertencer à associação.
Em Mogadouro, nos dias 23 a 25 de Maio de 2008, realizou-se o II Congresso Português de Fauna Selvagem promovido pela WAVES Portugal com a participação de não só de professores, investigadores, especialistas, profissionais e estudantes das áreas do Ambiente, da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, mas também de cidadãos que se interessam por estas temáticas.
O Comité Científico e a Comissão Organizadora, constituídos por professores universitários da UTAD e da UA, incluíam também professores universitários da Universidade de León. O presidente da Comissão pertencia à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.
O Comité de Honra era assim constituído: Governador Civil de Bragança, Delegado da Junta de Castilla León, Presidente da Câmara de Mogadouro, Presidente da Região de Turismo do Nordeste Transmontano, Reitor da Universidade de León, Reitor da UTAD, Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade e os Presidentes da WAVES Internacional, de Espanha e de Portugal.
O presidente da WAVES Internacional, Prof. Doutor Luigi Espósito, da Universidade de Nápoles, participou nos dois dias de trabalho da Conferência. Dos oradores convidados para participar nos trabalhos, com comunicações especializadas nas matérias do Congresso, fizeram igualmente parte cientistas da Escola Superior Agrária, de Viseu e de Bragança, da Universidade de Salamanca (com extensão à Universidade Nacional de Comahue, Bariloche – tantas vezes citado no MC -, Patagónia, Argentina), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, do Parque Natural do Alvão, do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, etc.
No Domingo, dia 25 de Maio, realizou-se uma visita à estação Biológica Internacional de Cozcorrita e um Cruzeiro Ambiental de barco no Rio Douro (Miranda do Douro).
A Comissão Organizadora dividiu a Conferência em quatro Módulos tão variados como: “Planeta e Cidadania”, “Conservação e Recuperação de Fauna Selvagem”, “O Uso Sustentável dos Recursos Biológicos” e “Fauna Selvagem e Saúde Pública”.
No primeiro módulo pretendia-se debater pontos de vista diferentes sobre o aquecimento global e outras questões actuais relacionadas. Foi neste âmbito que, a par da Prof. Doutora Solange Mendonça Leite, do Grupo Clima e Modelação Atmosférica, da UTAD, o presente autor e editor do Mitos Climáticos se viu também convidado a participar no evento, tendo tido o privilégio de ser o primeiro orador, com uma comunicação intitulada “Aquecimento Global: Mito ou Realidade?”. Por sua vez, a Prof. Solange M. Leite, apresentou a comunicação “As Alterações Climáticas são uma Ameaça à Vida Selvagem?”
Cada uma das comunicações teve uma duração de cerca de meia hora. Seguiu-se um debate com a participação da assistência que ocupava grande parte dos cerca de 300 lugares da Casa da Cultura de Mogadouro. Salienta-se a presença de muitos alunos convidados desta cidade que manifestaram uma atitude exemplar, destacada pelos estrangeiros presentes.
As duas comunicações deste módulo não se afastaram tanto entre si quanto o moderador admitia ao fazer a apresentação dos oradores. O debate foi realizado de modo elevado com abordagem das preocupações que actualmente fazem parte da generalidade da opinião pública. Sem esquecer, por exemplo, o caso da subida do nível dos oceanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário