28 maio 2008

OS TORNADOS E OS ESTADOS UNIDOS, POR QUE?




COMO SÃO FORMADOS OS TORNADOS???

Antes do desenvolvimento da tempestade, uma mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura cria uma tendência de rotaçao horizontal na baixa atmosfera. Essa mudança na direção e velocidade do vento é chamada de cisalhamento do vento.
Ar ascendente da baixa atmosfera para dentro da tempestade inclinada o ar em rotação da posição horizontal para a posição vertical.
Então há a formação de uma área de rotação com comprimento de 4-6 km, que corresponde a quase toda extensão da tempestade. A maioria das tempestades fortes e violentas são formadas nestas áreas de extensa rotação.

A palavra tornado veio da palavra espanhola Tornada, que significa tempestade. Um tornado sobre a água é denominado tromba d'água. Tornados geralmente tem um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora. Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão. São menores que os furacões e seu tempo de vida também. Um tornado pode ter uma largura tanto menor do que 30 metros, quanto maior do que 2,5km. Os menores tornados são denominados mínimos e os maiores de máximos. Um mínimo irá durar não mais do que alguns minutos, deslocar-se um quilômetro e meio e ter ventos com velocidade de 160km/h. Um máximo pode deslocar-se 320km ou mais, durar até 3 horas e ter ventos com velocidade superior a 400km/h. O tornado percorre um caminho muito irregular. Quando o funil toca o solo, ele pode mover-se em linha reta ou descrever um trajeto sinuoso. Ele pode até duplicar-se, pular lugares ou formar vários funis. A maioria dos tornados do Hemisfério Norte deslocam-se do sudoeste para o nordeste e possuem rotação em sentido anti-horário. No Hemisfério Sul, os tornados possuem rotação horária.

Cerca de 1.000 tornados baixam nos Estados Unidos anualmente. Os tornados freqüentemente causam devastação de fazendas, povoados, e cidades que são golpeadas por sua violência natural. Cinqüenta e duas pessoas foram mortas por tornados só em 2002 e centenas foram feridas.
As testemunhas que viram de perto estes ventos espirais furiosos descrevem sua aproximação como o rugido de um motor de jato. Os tornados explodem escombros em todas as direções, freqüentemente em velocidades de centenas de milhas por hora. A maioria das casas é feita para resistir velocidades de vento de até 70 milhas/hora, mas um tornado não é nem registrado se não alcança o mínimo de 73 milhas/hora.
Como e por quê
Para que um vórtice, um funil espiral de vento, seja classificado como um tornado, deve estar em contato com o chão e com a nuvem de tempestade acima dele. Quando o funil finalmente toca o solo, cria um caminho de destruição concentrada. A trilha de um tornado é raramente maior do que 250 m de uma ponta à outra, mas pode ter cerca de uma milha de largura.
Os tornados são gerados por uma variedade grande de padrões de tempo. Entretanto, a maioria dos meteorologistas concorda que os tornados acontecem quando correntes de ar frio e quente colidem, criando uma área rotativa de pressão atmosférica baixa.
O ar dentro de uma frente baixa de pressão tem uma tendência natural de levantar e criar uma forte corrente de ar para cima. Esta corrente é cercada de ar quente do nível do chão, girando cada vez mais rápido sugando o ar ao seu redor como um aspirador de pó. Em casos extremos estas correntes poderosas de ar podem alcançar velocidades de 300 km/h.
Os tornados mais poderosos ocorrem quando as tempestades de - super cell - ocorrem. Estas nuvens giratórias de trovoadas podem claramente ser vistas em radares de tempo como uma circulação bem definida a qual os meteorologistas chamam de um mesociclone. As nuvens gigantes de trovadas - super-cell chegam a alturas maiores que a do Monte Everest.
Primeiro vem a calma, e logo a fúria desata: no centro de tudo pode estar o tornado, essa formação natural que se locomove a uma velocidade vertiginosa e sempre, inclusive nos filmes, parece aproximar-se de maneira inexorável. O tornado é um fenômeno natural que ocorre em todo o mundo, e há informações de grandes catástrofes na Ásia e também na Europa. Um site da Internet pertencente a um centro de pesquisa britânico vigia sua aparição nessa região do mundo, onde os relatos já os descreviam no século XI. Entretanto, os Estados Unidos são o palco principal destas violentas tempestades.
Em um ano qualquer podem acontecer cerca de mil tornados
, com saldo de 80 mortos e cerca de 1500 feridos, segundo o site da web da Aministração Nacional Oceânica e Atmosférica desse país, conhecida como NOAA. Um tornado é uma coluna de ar que gira de maneira violenta, como resultado de tormentas geradas pelo encontro de massas de ar quente e frio. O resultado é uma formação com forma de cone que pode mover-se a grande velocidade pela superfície terrestre.
Há uma série de normas para proteger a população dos tornados, cuja intensidade é classificada como fraca, forte e violenta, segundo um sistema conhecido como Escala Fujita. Nos Estados Unidos, as medidas de emergência são ativadas através de alarmes quando um desses fenômenos é detectado, mas às vezes surgem de forma imprevista.
Os tornados fazem parte do imaginário humano, e sua peculiar forma deu origem a um negócio de filmes e outros objetos comerciais que os recordam. Também geram grande atração entre os turistas mais corajosos, que participam de "safáris" cujo objetivo é "caçar" esse tipo de tempestade. O interesse persiste na Internet, onde há uma grande quantidade de sites sobre o assunto, começando pelos que explicam sua natureza.
ESCALA:
Assim como os terremotos possuem a Escala Richter para medir sua intensidade, os tornados possuem a "Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale", ou seja uma escala usada pelos meteorologistas para medir a intensidade dos ventos de um tornado. Essa escala foi nomeada em homenagem aos dois homens que a desenvolveram: Dr. Theodore Fujita e Allan Pearson, diretores do Centro de Previsão de Tempo de Kansas City, nos EUA.

Classific - Velocid/Vento(km/h) - Classif.Danos - Danos
F0 até 110 Leve Galhos/árvores quebrados/chaminés.
F1 111-180 Moderado Casas móveis arrancadas/viradas.
F2 181-250 Considerável Casas móveis destruídas/árvores arrancadas
F3 251-330 Severo Telhad/pared. derrubado/carros arremessados
F4 331-420 Devastador Destruição/paredes/casas arrancadas da base.
F5 421-510 Inacreditável Casas arrancadas/carregadas a consideráveis distâncias e carros arremessados a mais de 100 metros

Previsões de Tornados
Porque trovoadas severas e tornados são fenômenos pequenos e de pouca duração, torna-se muito difícil dar uma precisa previsão. Uma trovoada severa pode extender-se de 15 a 40 quilômetros e durar 6 horas, mas as distâncias entre estações meteorológicas da superfície são próximas de 160 quilômetros. As distâncias entre estações meteorológicas de altitude são quase de 320 quilômetros. Observações são feitas geralmente a cada hora na superfície mas sòmente em intervalos de 12 horas nas estações de altitude. O sistema atual de observação meteorológica limita os meteorologistas indicarem a probabilidade de trovoadas e seus tornados em regiões maiores do que as tempestades.
Poucas pessoas viram o interior de um tornado e viveram para contar a estória. No dia 22 de Junho de 1928, um fazendeiro no Estado de Kansas correu com sua familia para um abrigo quando tres tornados se aproximavam. Ele estava na porta do abrigo e decidiu dar uma olhada em um tornado que passava. Ele olhou o centro deste tornado e descreveu uma luminosidade com relâmpagos que ziguezagueavam de um lado para o outro. Redemoinhos pequenos formavam-se e dissipavam-se constantemente próximos à base do vortex principal e generavam sons de gritos estridentes. O vortex principal girava em sentido ciclônico, mas os remoinhos pequenos giravam ao contrário. Esta pessoa viu o interior de um tornado de múltiplos vortices e viveu para contar a estória.


Alertas e Avisos de Tornados
Um alerta de tornado é um anuncio da possibilidade que tornados podem desenvolver em uma área designada durante um periódo especifico. O alerta é geralmente anunciado uma hora antes de ser oficializado e cobre uma área de 65.000 km2 por um período de 6 horas. Nos Estados Unidos, alertas de tornados são anunciados no National Severe Storms Forecast Center (NSSFC) em Kansas City, Missouri. Cerca de 35 a 40 por cento destas previsões são corretas, quer dizer que um ou mais tornados ocorrem dentro da região. As previsões incorretas existem em casos quando tornados ocorrem fora mas próximas das regiões indicadas.
Um aviso de tornado é um anuncio dos escritórios locais do National Weather Service (NWS) nos Estados Unidos para avisar o público que um tornado foi observado em uma área ou indicado pelo radar. Este aviso indica altas probabilidades do perigo iminente. Avisos são anuncios para áreas menores dos alertas, geralmente cobrindo partes de um condado ou condados. Eles também são de pouca duração, tìpicamente de 30 até 60 minutos. Um aviso de tornado não é anunciado necessàriamente em antecipação do tornado porque esta comunicação pode ser baseada em uma observação. Avisos divulgados desde 1960 para a maioria dos principais tornados, reduziram substancialmente os números das fatalidades e dos ferimentos sérios que poderiam ter ocorrido.
Alertas e avisos de tornados reduziram significantemente o número das casualidades. Mortalidades e ferimentos serios adicionais poderiam ser evitados se mais pessoas tomassem precauções adequadas depois do alerta emitido. Estudos mostraram que a maioria de casualidades ocorreram com pessoas que mesmo com o alerta decidiram dirigir seus carros na tempestade. Pessoas que permanecem dentro de casas estacionárias correm menos risco se tomarem simples precauções.


Radar Doppler
Radar convencional de tempo transmite curtos pulsos de energia eletromagnetico. Uma pequena fração de ondas que são emitidas para fora, são dispersas por uma tempestade e retornam ao radar. A força do sinal de retorno indica a itensidade da chuva, e a diferença de tempo entre a transmissão e o sinal indicado da distância para a tempestade. Para identificar tornados e trovoadas severas, meteorologistas devem ser capazes de detectar os padrões de circulação, caracteristica associadas com eles. Radar convencional não pode detectar estes padrões se não ocasionalmente quando bandos espirais de chuvas ocorrem em associação com um tornado e mostrando um eco em forma de gancho.
Radar Doppler não somente atua as mesmas tarefas de um radar convencional, como também é habilitado para detectar movimento direto. O princípio envolvido é conhecido como efeito Doppler. O movimento de ar nas nuvens é determinado pela comparação da frequência do sinal refletido para àquele do pulso original. O movimento de precipitação para o radar aumenta a frequência de pulsos refletidos, enquanto que movimento fora do radar diminui a frequência. Estas mudanças de frequências são então interpretadas em termos de velocidade para ou fora da unidade da de radar Doppler. Este é o mesmo princípio que permite o radar usado pela policia determinar a velocidade dos movimentos de carros. Infelizmente, uma só unidade de radar Doppler não pode detectar os movimentos de ar que ocorrem paralelo à ele. Consequentemente, quando meteorologistas querem uma figura mais completa de ventos dentro de uma tempestade, é necessário usar duas ou mais unidades de Doppler.
Radar Doppler pode detectar a formação inicial e desenvolvimento de uma mesociclone, um intenso sistema de ventos girando dentro de uma trovoada que frequentemente precede o desenvolvimento de tornados. Quase todos os mesociclones produzem granizos, ventos severos e tornados. Aqueles que produzem tornados podem ser identificados por suas velocidades de ventos mais fortes e seus repentinos gradientes de velocidades de ventos.
Quando um tornado é detectado, um aviso de tornado é emitido e governos locais geralmente respondem ativando seus procedimentos de emergência. Sendo assim, existe o potencial para numerosos avisos sendo emitidos para tornados que causam poucos ou nenhun danos. Isto pode desensibilizar o público quanto aos perigos de tornados mais raros e devastadores.
Radar Doppler tem vantagens significantes sobre um sistema que usa radar convencional para detetar tornados. Ainda que existam problemas operacionais, são muitos os beneficios de radar Doppler. Como um instrumento de pesquisa, radar Doppler não somente fornece dados na formação de tornados, mas ele também ajuda os meteorologistas a aprenderem mais sobre o desenvolvimento de trovoadas, a estrutura e dinâmicas de furacões, e turbulência de ar. Porque radar Doppler mostra os movimentos de ar dentro de uma tempestade, ele pode ajudar na identificação de outras tormentas severas na atmosfera, como por exemplo frentes de rajadas, micro-explosões e cisalhamentos de vento.
O Beco do Tornado


Os tornado afetam todos os estados dos Estados Unidos. Entretanto, o grande volume está concentrado numa extensão plana e larga de terra entre as Montanhas Rochosas (Rocky Mountains) no oeste, e no Rio de Mississipi no Leste. Conhecido como o Beco de Tornado, este trecho já testemunhou os maiores fenômenos de tempo do planeta. As razões para isto são tanto geográficas como climáticas. Os tornados são mais comuns nas planícies centrais porque o ar úmido e quente do Golfo do México colide com o ar mais frio e seco vindo do Canadá.
Estas frentes convergentes de tempo criam as nuvens enormes de tempestade que às vezes geram tornados. Já que o Beco do Tornado fica isolado das influências das tempestades tanto do Atlântico como do Oceano Pacífico, as condições raras necessárias para a formação de tornados ocorrem mais freqüentemente nesta região do que em qualquer outro lugar
.
A Segurança contra o Tornado


Somente 20% dos tornados da América são avaliados como F2 e mais forte. Mesmo assim, isso ainda significa cerca de 200 tornados a cada ano com ventos acima de 200km/h. A quantidade de tornados F4 e mais fortes é de 20 por ano, e felizmente tornados monstros F5 geralmente acontecem sòmente uma vez por ano. Isto é suficiente para matar uma média de 60 pessoas anualmente só nos Estados Unidos, e causar um prejuízo de bilhões de dólares.
Assim mesmo, até um tornado relativamente suave pode fazer um pedaço de madeira atravessar uma parede de tijolo como se fosse feita de papel. O lugar mais seguro para abrigo durante um tornado é abaixo do nível do chão num porão. Surpreendentemente, calcula-se que menos da metade das casas no Beco de Tornado tem porão.
Os peritos recomendam que as pessoas que vivem em áreas propensas a tornados e não têm porões devem forrar as paredes de um cômodo com uma placa de aço de 10mm. O ideal é que este cômodo não tenha janelas e fique localizado no interior da casa protegido por outros cômodos. As famílias devem se cobrir com colchões e almofadas para prevenir ferimento de pedaços de vidro e escombros voadores.
Climatologia de Tornados
Tornados ocorrem em muitas partes do mundo, mas os mais frequentes e violentas ocorrem nos Estados Unidos, 800 em média, anualmente. A maioria dos tornados ocorrem no corredor de tornados das Planicies Centrais do centro do Estado do Texas até Nebraska. Austrália vem em segundo lugar depois dos EUA. Ocorrem também na Inglaterra, Canada, China, França, Alemanha, Holanda, Hungria, India, Italia, Japão, Russia, e até em Bermuda e nas Ilhas de Fidji. Porém não estão restritos sòmente a estes países . Em 13 de fevereiro de 1999, um tornado causou danos em Osório, Rio Grande do Sul no Brasil. Grandes árvores foram arrancadas e edifícios destruídos.
As Planicies Centrais dos EUA são mais sujeitas aos tornados porque a atmosfera favorece o desenvolvimento de trovoadas severas que os produzem. Especialmente na primavera, ar úmido e quente. Grandes trovoadas capazes de produzir tornados formam-se quando existe um forte cisalhamento vertical de vento e o ar na superfície são empurrados para cima. Embora tornados ocorram a qualquer hora, eles são mais frequentes a tardinha entre 16:00 e 18:00 horas quando o ar na superfície é mais instável.
Os tornados que causam mais fatalidades ocorrem em familias quando os tornados diferentes formam-se pela mesma trovoada. Algumas trovoadas produzem sequências de tornados no período de duas ou mais horas cobrindo distâncias de 100 quilômetros ou mais. Familias de tornados normalmente formam-se ao longo de linhas de instabilidade. As maiores fatalidades ocorreram durante a super-erupção no dia 18 de Março de 1925 nos Estados Unidos, quando 7 tornados viajaram 703 quilômetros sobre as partes de Missouri, Ilinois e Indiana matando uma estimativa de 695 pessoas.

DIFERENÇA ENTRE FURACÕES E TORNADOS


Embora ambos sejam vórtices atmosféricos, eles tem muito pouco em comum. Tornados tem diâmetros de centenas de metros e são produzidos por uma única tempestade convectiva. Por outro lado, ciclones tropicais tem diâmetros da ordem de centenas de quilômetros, sendo comparável a dezenas de tempestades convectivas. Além disso, enquanto tornados requerem um forte cisalhamento vertical do vento para sua formação, ciclones tropicais requerem valores baixos de cisalhamento vertical para se formar e crescer. Os tornados são fenômenos primàriamente continentais, de modo que o aquecimento solar sobre o continente usualmente contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado (embora também existam tornados sobre o mar, que são chamados de trombas d'água). Em contraste, ciclones tropicais são fenômenos puramente oceânicos que morrem sobre o continente devido à quebra no suprimento de umidade. Seu ciclo de vida é de alguns dias, enquanto que o ciclo de vida de um tornado é tipicamente algum minuto.

Fonte: http://www.tutomania.com.br/artigo/tornados - com modificações

Um comentário:

  1. por que vemos que tornados, acontecem mais em planicies podemos dizer que as montanhas nos protegem de tornados ?? se sim por que ?

    ResponderExcluir