25 maio 2008

JOVENS BRASILEIROS ACREDITAM QUE AINDA DÁ TEMPO...EU TAMBÉM ACREDITO...!


Adolescentes brasileiros acham que ainda dá tempo de frear o Aquecimento Global
...MAS TEMOS QUE COMEÇAR JÁ!

E com o engajamento de toda a humanidade...NÃO DESMATAR, NÃO POLUIR, NÃO DESPERDIÇAR...COMECEMOS AGORA, AMIGO(A)S!

O amanhã é muito longe...vamos pensar VERDE, amar e respeitar a terra!

Data: 13/05/2008 - Os jovens brasileiros estão bastante preocupados com o meio ambiente. A juventude do país é considerada a mais otimista do mundo no que diz respeito às possibilidades de reverter os efeitos das mudanças climáticas no planeta. As constatações são de uma pesquisa realizada pela comunidade virtual Habbo Hotel em parceria com o Greenpeace, no fim do ano passado. A idéia era descobrir a percepção da população jovem mundial a respeito de temas como aquecimento global e as atitudes tomadas por eles para reverter a situação.
Cerca de 50 mil adolescentes de 20 países responderam o questionário. A comunidade é um espaço para fazer novos amigos e participar de jogos virtuais, dedicada a adolescentes com idades entre 13 e 18 anos. Há 10 milhões de participantes do Habbo no mundo. “O público do site não representa a realidade do país, mas esse é um indicativo importante sobre o comportamento do jovem brasileiro e não pode ser descartado”, afirma Marcus Imaizumi, gerente brasileiro da Sulake, empresa criadora do Habbo.
As respostas dadas pelos brasileiros que participaram da pesquisa apontam que 92% se preocupam com o aquecimento global e a poluição. A maioria dos adolescentes (72%) afirma que o Brasil sofrerá com os efeitos do aquecimento global. Mas poucos (33%) acreditam que o país contribua muito para a poluição do meio ambiente. Os jovens mais conscientes a respeito do papel do próprio país na emissão de poluentes são os japoneses, seguidos dos franceses e dos americanos. Os Estados Unidos são considerados pelos adolescentes o maior culpado pelo aquecimento global.
Os brasileiros (72%) também afirmam ter conhecimento suficiente sobre o tema e as formas de contribuir para reduzir os efeitos das mudanças climáticas. O desafio é colocar os conhecimentos teóricos em prática. “Já tinhamos consciência de que o povo brasileiro é bastante preocupado, mas só isso não basta. Os jovens precisam encontrar maneiras de agir”, destaca Mariana Schwatz, responsável pelo marketing do Greenpeace no Brasil.
De fato, outra pesquisa comprova a análise de Mariana. Intitulado de Cidadania sustentável: um chamado para a ação, o estudo realizado pelo Ibope-Inteligência mostra que há uma grande distância entre as intenções e as atitudes dos brasileiros. Em relação ao meio ambiente, 92% dos entrevistados afirma que separar lixo é uma obrigação da sociedade, mas apenas 61% confirmam que realizam a coleta seletiva em casa. A pesquisa aponta que 85% dos brasileiros reconhecem que pilhas e baterias são extremamente prejudiciais ao meio ambiente, mas 32% ainda as jogam no lixo comum.
Na opinião de Mariana, é importante saber que o público jovem da internet tem interesse pelo tema. “Eles têm um grande poder de mobilização, mas o engajamento ainda é pequeno. Entre as ações mais praticadas pelos estudantes, de acordo com a pesquisa, são: desligar a TV quando não se está assistindo, apagar a luz ao sair de um ambiente e utilizar lâmpadas frias em casa. Os jovens brasileiros se dizem dispostos a fazer reciclagem e conversar com os amigos para conscientizá-los da importância da preservação do meio ambiente.
Fonte: Revista Meio Ambiente

Um comentário:

  1. Adoro vir aqui, leio, releio, e também acredito que podemos ainda salvar nosso doente planeta. Um abraço
    Fiz postagem nova, apareça por lá seu comentário é importante para mim.
    marthacorreaonline.blogspot.com

    ResponderExcluir