25 maio 2008

OS AMBIENTALISTAS E AS BOAS IDÉIAS PARA DIVULGAR A NOSSA BIODIVERSIDADE

Procuro frequentar, o máximo possível, blogs e sites ecológicos...gosto muito de todos, afinal, a causa é de todos nós, mas tem um blog, que me abasteço de energia verde, pois ele exala isto...é tanta clorofila que brota-lhe pelos poros, que inspira a seguir firme em nossa caminhada de conscientização dos homens.
Inclusive, o Jeison criou um jogo de cartas, estampadas com árvores de nossas florestas...muito interessante, vejam!
Uma pequena homenagem-difusão do blog do Engenheiro Florestal (IBAMA), Progresso verde.
Boa sorte, Jeison!


"Olá... saiu do forno o Super Trunfo Árvores Brasileiras, projeto que estava trabalhando há algum tempo ligado aos objetivos do Progresso Verde (http://progressoverde.blogspot.com), um espaço de discussão e informação para um planeta sustentável ...Inspirado no site Treta, que idealizou o "Super Trunfo Blogs", pensei: por que não fazer um Super Trunfo das árvores brasileiras permitindo que, ao mesmo tempo em que as crianças se divirtam, aprendam um pouco sobre a riquíssima flora nacional... claro que não há limite de idade, bastando imprimir o baralho, recortar as cartas e jogar segundo as regras do Super Trunfo original...O baralho conta com 32 cartas personalizadas, cada qual com 8 informações sobre diversas espécies arbóreas brasileiras, sendo 4 itens de confrontamento – ALTURA, DIÂMETRO, DENSIDADE DA MADEIRA e TEMPO DE GERMINAÇÃO das sementes. Para a escolha das espécies procurei incluir as mais conhecidas, árvores símbolos de Estados e regiões, mais importantes para a biodiversidade e economia... também é conhecido a FAMÍLIA, NOME POPULAR e CIENTÍFICO, além da OCORRÊNCIA da espécie no território nacional...Para ver o resultado, acesse http://progressoverde.blogspot.com/2008/03/super-trunfo-rvores-brasileiras.html"


20 de Março de 2008 - Super Trunfo Árvores Brasileiras...
Como no Natal, na Páscoa o Progresso Verde também dá presente. Não é chocolate, mas um trabalho de educação ambiental que tomou um pouco do meu tempo. Inspirado no genial Treta, que idealizou o "Super Trunfo Blogs", pensei: por que não fazer um Super Trunfo das árvores brasileiras permitindo que, ao mesmo tempo em que as crianças se divirtam, aprendam um pouco sobre a riquíssima flora nacional. Claro que não há limite de idade, bastando imprimir o baralho, recortar as cartas e jogar segundo as regras do Super Trunfo original.O baralho conta com 32 cartas personalizadas, cada qual com 8 informações sobre diversas espécies arbóreas brasileiras incluindo FAMÍLIA, NOME POPULAR e CIENTÍFICO, OCORRÊNCIA da espécie no território nacional e 4 itens de confrontamento – ALTURA, DIÂMETRO, DENSIDADE DA MADEIRA e TEMPO DE GERMINAÇÃO das sementes. Para a escolha das espécies procurei incluir as mais conhecidas, árvores símbolos de Estados e regiões, mais importantes para a biodiversidade e economia.
Então, faça o download do baralho pelo Rapidshare ou direto nos arquivos do Progresso Verde. Se não souber baixar pelo Rapidshare, aqui tem um tutorial.
Sempre lembrando que a reprodução é permitida - e incentivada -, desde que citada a fonte, podendo ser colocado um link do http://progressoverde.blogspot.com/ ou adicionar o button, lembrando que o blog e todos seus produtos são protegidos por uma Licença Creative Commons. Aguardo comentários.
Feliz Páscoa a todos e boa diversão.
IMPORTANTE
O nome e a marca Super Trunfo são de inteira propriedade de Grow Jogos e Brinquedos S.A. e não será explorado comercialmente por este blog. Todos os direitos reservados à empresa.
As imagens e informações das espécies foram retiradas dos livros Árvores Brasileiras v. 01 e 02, de Harri Lorenzi do Instituto Plantarum e todos os direitos são reservados.
Update 1: Considerando que as regras do jogo na Wikipedia não são muito explicativas, veja aqui mais detalhes de como jogar.

Um comentário:

  1. Obrigado pelas bonitas palavras... compartilhar é uma das melhores atitudes da nossa época... sucesso a todos...

    ResponderExcluir